Enem e Vestibular

4 ilhas ameaçadas pelas mudanças climáticas

Os níveis globais do mar estão subindo e o gelo terrestre do mundo está desaparecendo.  O nível do mar aumentou de 6 a 8 polegadas nos últimos 100 anos, e a Antártica tem perdido mais de 100 quilômetros cúbicos de gelo por ano desde 2002, de acordo com dados de satélite da NASA.

Até o ano 2100, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas estima que o nível do mar vai subir até 20 polegadas.

Embora o aumento do nível do mar influencie em última instância todo o planeta, eles representam a maior ameaça para as ilhas que atualmente residem no nível do mar.

Veja quatro ilhas – bem famosas inclusive – que provavelmente enfrentarão esta crise primeiro.

República de Kiribati

O Oceano Pacífico abriga a nação de Kiribati, uma república de 266 milhas quadradas em 32 atóis e uma ilha. A saber, este arquipélago tem uma população de cerca de 100.000.

A maior parte da nação insular não se situa mais do que alguns metros acima do nível do mar. Por isso, seus moradores estão muito preocupados com o impacto do aquecimento dos mares.

República das Maldivas

As Maldivas são uma cadeia pitoresca que compreende mais de 1.100 ilhas e atóis no Oceano Índico. No entanto, este paraíso pode em breve ser perdido com a elevação do nível do mar.

As partes mais altas das Maldivas chegam a não mais que 2,5 metros. Isso deixa quase 400.000 residentes em grande risco de tempestades e aumento do nível do mar.

República de Fiji

O povo de Kiribati pode querer repensar seus planos de se mudar para Fiji, já que esta nação insular de 7.056 milhas quadradas no Pacífico Sul está ponderando suas próprias soluções para os desafios da mudança climática.

Embora suas ilhas maiores incluam montanhas que chegam a 1.200 metros acima do nível do mar, Fiji ainda está preocupada com os efeitos da mudança climática. Na verdade, algumas famílias já estão se mudando para o interior para escapar da elevação do nível do mar.

República de Palau

Palau e outras nações insulares formaram um comitê consultivo de especialistas para levar a questão da elevação do nível do mar às Nações Unidas.

Enquanto outros vêem a mudança climática como um problema econômico, “Para nós, trata-se de sobrevivência”, disse o então presidente Johnson Toribiong em uma entrevista coletiva da ONU em 2012.

E então, você já sabia desta relação?

Leia também – 3 civilizações extintas por conta de mudanças climáticas