Neste texto, reunimos algumas dicas para evitar o inchaço nas pernas no fim do dia e assim prevenir aquele desconforto causado por essa retenção de líquido. Afinal, não é nada agradável sentir as pernas pesadas e até mesmo doloridas por conta do inchaço, não é mesmo?
Por isso, não deixe de conferir os apontamentos que trouxemos a seguir. Esperamos ajudá-lo a se sentir melhor e mais confortável no fim do dia. Vamos lá!
4 dicas para evitar o inchaço nas pernas no fim do dia
O inchaço nas pernas no fim do dia pode ser causado por diversos motivos. Há quem tenha problemas com a retenção de líquido, bem como há quem fique inchado por permanecer muito tempo na mesma posição.
Porém, não podemos nos esquecer de que existem algumas doenças que também podem causar esse inchaço, como algumas questões relacionadas à má circulação, varizes e até mesmo insuficiência cardíaca.
Portanto, se o inchaço tem sido muito frequente no seu dia a dia, e mesmo com as medidas abaixo você perceber que nada muda, é importante conversar com um médico para avaliar a situação com mais clareza, ok?
Assim, torna-se possível sanar a “raiz” do problema.
Vejamos, agora, algumas recomendações interessantes:
1. Movimentar mais o corpo ao longo do dia
Quando ficamos muito tempo parados, na mesma posição, é comum que o corpo comece a inchar. Por conta disso, movimentar-se mais vezes ao dia é uma das dicas para evitar o inchaço nas pernas.
Você pode, eventualmente, levantar-se da sua cadeira de trabalho, fazer um leve alongamento, subir e descer alguma escada… o importante é evitar ficar completamente parado por horas a fio.
2. Consumir mais água
O consumo de água também é importante nesses casos. Isso porque quando não bebemos água o suficiente, o nosso corpo pode tentar armazená-la ao máximo, causando os inchaços e a retenção de líquido.
Em contrapartida, um corpo bem hidratado irá manter um equilíbrio na quantidade de líquidos, evitando os excessos.
3. Elevar as pernas à altura do coração
Elevar as pernas à altura do coração pode ajudar a melhorar a circulação e diminuir as chances de inchaços no fim do dia. Por isso, sentar-se com as pernas apoiadas em um banquinho, por alguns minutos, pode ser uma boa ideia.
Já no fim do dia, sentar-se no sofá e elevar as pernas, enquanto você assiste televisão, por exemplo, pode ser uma forma de combater o inchaço que talvez já tenha acontecido.
4. Evitar alimentos ricos em sódio, especialmente os ultraprocessados
Por fim, evite consumir alimentos que contenham muito sódio, pois essa substância também aumenta a retenção de líquidos no organismo. E vale destacarmos que os alimentos ultraprocessados costumam ser os mais ricos em sódio, por isso, fique atento a esse tipo de consumo.
E não se esqueça, além de considerar as nossas dicas para evitar o inchaço nas pernas, converse com o seu médico caso o inchaço seja um problema recorrente no seu cotidiano. Cuide-se e faça os seus exames de rotina sempre que necessário!