Você está naquela vibe de decorar e reformar? Sabe quais são as maiores tendências atualmente? Pois, saiba que usar ripado na sala é uma das maiores febres de decoração dos últimos anos.
Por isso, se pretende renovar seus ambientes, o ripado é um tiro certeiro para você que procura estilo e conforto. E também aquele toque de sofisticação que todos adoramos. Então, fiquem conosco e aprenda o que é ripado. Ademais, saiba como usar ele na sua sala.
O que é ripado?
Os ripados são painéis ou revestimentos que são feitos de madeira ou imitam este material. Além disso, a sua aplicação pode ser feita em diversos ambientes.
Como o nome já diz, os ripados são placas que possuem diversas ripas de madeira. A orientação pode ser em três tipos: vertical, horizontal, ou ainda em orientações mistas que formam um padrão.
Além disso, podem ter espaçamentos, texturas e cores diferentes. Com isso, você pode criar e combinar uma série de estilos ao usar os ripados no ambiente que você escolher. Sendo assim, entenda os tipos destes painéis e saiba como usá-lo na sala.
Conheça os tipos de ripado oferecidos pelo mercado
O mercado da decoração oferece uma enorme quantidade de tipos de ripados. Por isso, para aprender a usar na sala, primeiro você deve descobrir nessa variedade o que mais agrada.
Pois, eles podem vir de diversos modos. Com isso, você pode criar combinações únicas para seu ambiente.
Os painéis ripados são os mais populares para quem quer desejar estilizar a sala. Uma vez que a sua aplicação é feita diretamente na parede, seja na metade ou nela inteira. Além disso, costuma causar uma sensação de amplitude para o ambiente.
Os móveis deste estilo chegaram a esse cenário recentemente, e já se consagraram, uma vez que já estão bastante populares. Ademais a isso, existem uma grande variedade de móveis com modelos deste revestimento, prontos para serem aplicados à sua casa.
A sala é um dos ambientes mais contemplados com estes móveis, geralmente, feitos de madeira. Isso porque a maioria desses móveis no mercado hoje são aqueles destinados a este cômodo em especial. Se destacam bastante em painéis de televisão, racks, mesinhas de centro, entre outros.
Além disso, ainda existem também divisores de ambientes, se você quer usar ripado na sala e não sabe onde aplicar. Os divisores transmitem, do mesmo modo que os painéis, a sensação de amplitude e aconchego. E ainda traz consigo a privacidade ao dividir os ambientes.
Veja essas 3 dicas de como usar ripado na sala e arrasar na sua decoração
Agora que você já aprendeu alguns tipos e aplicações do ripado, aprenda a usá-lo na sala de modo que traga destaque, aconchego e elegância ao seu ambiente.
- Experimente usar ripados atrás de móveis que são cruciais, como a televisão ou o sofá. Com isso, o revestimento ficará em um local de bastante realce. Consequentemente, receberá todo o destaque que merece.
- Enquanto os painéis verticais trazem a sensação de ambientes mais altos. Desse mesmo modo, os horizontais costumam dar a impressão de ambientes mais largos.
Independente da orientação ambos se harmonizam muito bem com o uso de plantas e espelhos.
- Se você ainda deseja usar este tipo de revestimento, mas quer algo mais discreto, um móvel dessa natureza é uma ótima pedida. Para isso, tente usar algo como uma mesinha de canto ou a versão de centro. Assim como, pode usar até mesmo um rack ou painel para a televisão.
Lembre-se de ter bom senso ao usar ripado na sala, e tente sempre procurar equilíbrio entre as suas decorações.
Não deixe de conferir: cuidados ao usar ripado na sala
Veja os principais cuidados para a preservação ao usar ripado na sala. Não cometa esses erros e mantenha a estética intacta por mais tempo.
Em primeiro lugar, devemos lembrar que este tipo de material possui vãos entre si. Aliás é isso que traz todo o charme dele, não é mesmo?
Por isso, procure realizar a limpeza dele com frequência, usando espanadores macios. Desse modo, você evita o acúmulo da poeira e de sujeiras que podem fazer mal a você e sua família.
Além disso, a limpeza com químicos nunca é recomendada, deixando lugar apenas para a água e sabão. Evite também usar esponjas abrasivas ao limpar, para evitar riscos e danos a esse material tão nobre e frágil.
Curtiu essas dicas de como usar ripado na sala? Coloque em prática o que aprendeu!