Falta muito pouco. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar a partir desta quarta-feira (25) os pagamentos da segunda parcela do 13º salário. Primeiramente, a liberação acontecerá para beneficiários que recebem aposentadoria, pensão e auxílios.
Dessa forma, o pagamento da segunda parcela do abono extra do INSS ocorrerá em um calendário escalonado, conforme o cartão final do benefício.
Liberado saque extraordinário de até R$ 1.000 do FGTS nesta semana
A princípio, é importante destacar que alguns segurados contarão com o desconto do Imposto de Renda no pagamento da segunda metade do 13º salário, conforme idade e valor do benefício que recebem.
Nesse sentido, vale destacar que alguns segurados podem ter o desconto no Imposto de Renda na segunda parcela do 13º salário. Todavia, para isso acontecer, o beneficiário terá que ser enquadrado em algum dos dois casos abaixo:
Entretanto, caso você não se enquadre em nenhuma das situações listadas logo acima, não haverá desconto do Imposto de Renda no pagamento da segunda parcela do seu 13º salário.
WhatsApp vai trazer grandes novidades até o fim de 2022; veja o que vai mudar
Além disso, os segurados podem consultar o valor que vão receber e todos os possíveis descontos através do extrato previdenciário que pode ser acessado pelo aplicativo de celular ou site, confira:
Pelo aplicativo
Pelo site
De acordo com o INSS, o cronograma de pagamentos do 13º salário do INSS acontece de acordo com base no número final do cartão do benefício desconsiderando o dígito.
Desse modo, o segurado com cartão de benefício 123.456.789-0, nesse caso o segurado deve desconsiderar o 0 que é o dígito e receberá no cronograma de pagamentos final 9.
Por fim, vale ressaltar que atualmente, a autarquia beneficia cerca de 30 milhões de pessoas, sendo que 60% recebem apenas um salário mínimo. Dessa forma, veja quem tem direito ao salário extra: