Trovadorismo: o primeiro movimento literário
O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu. Assim, a sua importância para a literatura universal é enorme e, justamente por isso, questões sobre as produções desse período podem aparecer nas principais provas do país, especialmente em vestibulares.
Dessa maneira, o artigo de hoje vai trazer as principais características desse movimento para que você consiga resolver as questões sobre ele caso alguma apareça na sua prova.
Trovadorismo – definição
O trovadorismo se originou na Europa, durante a Alta Idade Média, mais especificamente no século XI. Ele é caracterizado por ser o primeiro movimento artístico de toda a poesia europeia, profundamente influenciado por uma mentalidade religiosa.
No movimento, cantigas líricas e satíricas eram escritas pelos trovadores. Essas produções eram uma mistura de linguagem poética e música, já que seus poetas acompanhavam suas declamações com instrumentos musicais.
Trovadorismo – contexto histórico
Como dito anteriormente, o trovadorismo surgiu na Idade Média, durante o feudalismo. É importante ressaltar que o valor predominante da Alta Idade Média era a quantidade de terras que um indivíduo possuía. Assim, o cotidiano medieval era marcado por muitas guerras e invasões com o intuito da conquista de território.
Trovadorismo – principais características
O trovadorismo, assim como todo movimento da poesia europeia, possui algumas características marcantes que caracterizam a personalidade de suas produções.
Vamos ver algumas delas a seguir:
- Recitação de poemas/cantigas acompanhadas por um canto e por um instrumento musical
- O trovadorismo foi um movimento itinerante, isto é, os grupos de trovadores viajavam pelas terras medievais, divulgando suas composições e propagando ideias.
- Um dos temas centrais abordados pelas cantigas é o amor e também o sofrimento pelo amor.
Trovadorismo – as cantigas
As cantigas do trovadorismo se dividem em dois tipos: lírico e satírico.
Cantigas líricas:
São as cantigas que possuem temática amorosa. Além disso, elas podem ser de dois tipos: de amor e de amigo.
Cantigas de amor:
São cantadas em primeira pessoa. Nelas, o trovador declara o seu amor por alguém. O sofrimento por amor também é um tema constante.
Cantigas de amigo:
Possuem voz feminina, mesmo sendo compostas por homens. O texto é mais discreto.
Cantigas satíricas:
Têm como objetivo difamar ou ironizar determinadas pessoas. Podem se dividir em dois tipos:
Cantigas de escárnio:
As cantigas de escárnio são mais irônicas e usam, sobretudo, trocadilhos e palavras de duplo sentido. É importante dizer que essas cantigas não menciona nomes.
Cantigas de maldizer:
Os trovadores apontam de forma direta e usando os nomes de seus alvos. Fazem textos ofensivos e utilizam vocabulário grosseiro.