14º salário do INSS será liberado em março? Veja - Notícias Concursos

14º salário do INSS será liberado em março? Veja

Dentre os requisitos referidos, foi determinado que o 14º salário solicitado para ser pago nos anos de 2020 e de 2021 seja liberado retroativamente nos meses de março de 2022 e 2023, respectivamente.

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aguardam uma resposta concernente ao 14º salário há vários meses. Desde 2020 o Projeto de Lei (PL) 4367/20 está em trâmite na Câmara do Deputados e só teve algumas aprovações.

Veja também: Antecipação do 13º salário via INSS acontecerá neste início de 2022?

Aprovações na Câmara dos Deputados

Para que a proposta seja aprovada na Câmara dos Deputados, será necessário o parecer favorável de algumas Comissões da casa. Até o momento, o PL só foi aprovado em duas Comissões, sendo a de Seguridade Social e Família e a de Finanças e Tributação, que inclusive definiram pontos muito importantes da legislação.

Dentre os requisitos referidos, foi determinado que o 14º salário solicitado para ser pago nos anos de 2020 e de 2021 seja liberado retroativamente nos meses de março de 2022 e 2023, respectivamente. Outro ponto que ficou definido foi a remuneração máxima que pode ser concedida, de até dois salários mínimos vigentes.

Por fim, as Comissões também adequaram a legislação fiscal, com indicação de onde sairiam os recursos para bancar o benefício. Todavia, embora o texto tenha avançado, ainda é necessário percorrer uma longa movimentação no Congresso Nacional.

Benefício pode não ser liberado

Previamente, vale ressaltar que o 14º salário do INSS não será pago no mês de março deste ano. Sobretudo, considerando que já estamos chegando no meio do mês de fevereiro e o Projeto de Lei ainda tem um longo caminho a ser percorrido até o próximo mês.

A proposta ainda deve ter a aprovação total da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e posteriormente do presidente da república, que pode ou não sancionar a medida. Todavia, ainda é possível que o texto receba algumas alterações, o que atrasaria ainda mais a tramitação.

Por fim, ainda deve ser levado em considerado o fechamento da folha de pagamentos do INSS, que costuma ser feita próximo ao dia 15 de cada mês, sendo assim, os pagamentos do 14º salário não entraram nos cálculos deste mês para a folha de março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?