O pagamento da segunda parcela do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já está acontecendo. Os segurados que ganham um salário mínimo e os que recebem um benefício maior já estão sendo contemplados.
Para garantir a antecipação do 13º salário do INSS, é necessário receber alguns dos benefícios listados abaixo:
Os pagamentos seguem até dia 7 de junho.
De antemão, é importante ressaltar que a distribuição dos valores considera o algarismo final do Número de Inscrição Social (NIS), sem considerar o dígito após o traço. Confira as datas de liberação dessa semana:
Para quem ganha um salário mínimo
Para quem ganha mais de um salário mínimo
Vale ressaltar que o 13º salário não é pago aos titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou da Renda Mensal Vitalícia. No total, cerca de 31 milhões de pessoas serão contempladas.
Não. De acordo com informações do Instituto, não é necessário realizar solicitação para o recebimento da antecipação do 13º salário para segurados. A autarquia explica que o dinheiro é depositado automaticamente.
O depósito acontece exatamente no mesmo local e no mesmo dia agendado para os pagamentos do próprio segurado. Dessa forma, ele recebe o dinheiro da mesma forma que ele recebia naturalmente. As opções de movimentações também seguem as mesmas.
As informações acima são importantes neste momento, pois acredita-se que quadrilhas usam a antecipação para tentar enganar segurados, sobretudo os mais idosos. Assim, é importante não clicar em links maliciosos sobre o tema.
Este é o 3º ano seguido em que os segurados do INSS recebem o 13º antes das datas tradicionais, ou seja, em agosto e dezembro.
Ao contrário do que aconteceu na primeira parcela, esta segunda rodada de pagamentos contará com os descontos do Imposto de Renda. Assim, uma parte dos usuários deverá receber menos do que recebeu na primeira rodada.
Como nos pagamentos anteriores, os novos repasses ocorrerão em dois calendários, o primeiro para segurados que ganham um salário mínimo e outro para segurados que ganham acima de um salário. Todavia, ambos seguem a ordem do último número do cartão do benefício do INSS.
O valor da segunda parcela do INSS corresponde a metade do valor do beneficio mensal. Desta vez, no entanto, será descontado o Imposto de Renda para os trabalhadores que têm que pagar o tributo.