Desde 2009 o Exame Nacional do Ensino Médio traz questões relativas à matéria de Sociologia. Mas antes mesmo do Enem, provas de vestibulares e de concursos públicos já cobravam essa matéria de diferentes formas.
As questões que envolvem Sociologia (e filosofia também), são normalmente interpretativas e ligadas a atualidades. Por isso é comum que os professores indiquem o estudo da sociologia relacionando a assuntos do cotidiano, fazendo contrapontos e alusões.
Para a sociologia é sempre válido tentar argumentar sobre qualquer campo da sociedade. Essa análise é fundamental para exercer a cidadania e o direito de pensar.
Podemos citar os 13 temas bem corriqueiros acerca da sociologia em vários anos do Enem, assim como de vestibulares e concursos públicos.
Fique atento nas notícias do dia a dia, pois certamente algumas delas podem ser citadas no ENEM com cunho sociológico.
Um exemplo atual é o isolamento social por conta do novo coronavírus, as decisões humanas sobre o tema, etc.
Geralmente as questões do ENEM sobre sociologia vêm juntamente com citações de sociólogos renomados para embasar as informações. Eles também podem surgir nas redações, a saber.
Os nomes célebres da conhecida Sociologia em Geral, são Marx, Weber e Durkheim. Os três são condecorados como os “Pais da Sociologia”.
Também podemos citar os sociólogos de renome aqui do Brasil. São diversos os especialistas no assunto e que exerceram um papel importante na análise de diversos problemas enfrentados no País.
Os principais são: Sérgio Buarque de Holanda, Roberto DaMatta, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes e Gilberto Freyre. Não deixe de conhecer um pouco da biografia de cada um e suas atuações, seus livros mais famosos, etc.
O que achou do artigo? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também: Como fazer uma boa introdução de redação para o Enem