Categorias: Notícias

11 dicas para se dar bem no seu primeiro dia de trabalho

Você se preparou, elaborou um currículo maravilhoso, passou na entrevista e, finalmente, conseguiu seu emprego!

Começa aquela ansiedade para o primeiro dia, mas eis a questão: como agir no seu primeiro dia de trabalho?

Afinal, serão novas atividades, novos desafios e novos objetivos…

Dá um friozinho na barriga, certo?

Mas fique tranquilo!

Neste post separamos 11 dicas que te ajudarão a se sair bem nesse primeiro dia de trabalho!

Vamos lá?

Como se sair bem no seu primeiro dia de trabalho (Pixabay)

1 – Conheça a empresa

Em primeiro lugar, assim como para a entrevista, é essencial conhecer a empresa.

Assim, entre no site da empresa, leia sua política, sua missão, visão e valores, seu mercado e concorrentes, principais clientes.

Leita tudo o que puder!

2 – Não se atrase!

Parece uma dica óbvia, mas acredite: sem planejamento e organização, pode acontecer!

Portanto, no dia anterior deixe tudo preparado, durma cedo e acorde bem!

Lembre-se: pontualidade é uma característica de valor para qualquer profissional

3 – Tenha cuidado redobrado com sua aparência

Uma terceiro dica é:

Cuide de sua higiene pessoal: cabelo, barba, unhas.

Em uma entrevista publicada pelo Instituto IBC Coaching, José Roberto Marques menciona a importância de cuidar da imagem pessoal no ambiente de trabalho.

No artigo, o autor menciona aquela tão famosa frase “a primeira impressão é a que fica”, e coloca sobre a importância do profissional se vestir de maneira adequada.

Lembre-se que hoje muitas empresas não cobram um vestuário formal de seus colaboradores.

Então se informe bem.

4 – Seja cortês e tenha descrição

Uma dica muito importante é:

Sorria e responda calmamente e com educação.

Evite ficar mexendo no celular.

5 – Deixe claro seu interesse

Você, provavelmente, terá um  “padrinho” que irá orientá-lo sobre a empresa, seu cargo e atividades.

Demonstre interesse quando ele estiver falando.

Busque aprender de forma rápida suas funções e tire todas as dúvidas.

6 – Evite tratamento de intimidade com os colegas

Tenha uma postura profissional!

Não tenha tratamento íntimo com os colegas e a chefia.

Evite termos como: amigo (a), flor, amor, etc.

Chame pelo nome!

7 – Tenha atenção à sua linguagem verbal e corporal

A linguagem verbal deve ser aplicada sem exageros.

Não use gírias e palavrões!

Quanto á linguagem corporal evite adotar uma postura negativa: braços e/ou pernas cruzadas, cabeça baixa, pernas abertas.

Lembre-se que o ambiente é formal e siga um protocolo formal.

8 – Invista em relações profissionais produtivas

Fortaleça seu espírito de equipe e seja colaborativo!

Construa relações de ajuda mútua, com troca de informações e muito apoio!

Lembre-se: todos ali estão trabalhando em prol do objetivo da empresa!

9 – Mantenha distância de rodas de fofoca

Tenha foco no seu trabalho e, literalmente, corra de fofocas!

Não coloque apelidos, não julgue e não seja hostil!

Zele por um ambiente saudável.

10 – Não seja puxa saco

Tenha respeito pelas chefias e lideranças, mas não seja puxa saco.

Trate-os com formalidade!

Mostre-se motivado e deixe claro seu papel, mas não utilize uma relação forçada para tirar vantagens.

11 – Não fique comparando ou criticando

Evite comparar sua nova empresa com a antiga em que trabalhou, ou com alguma outra que tenha interesse.

Não seja um reclamão!

Tenha uma atitude positiva e proativa!

Seja uma pessoa agradável e bem quista!

Concluindo, se você seguir todas as dicas dadas neste post você se sairá muito bem no seu primeiro dia de trabalho e em todos os outros.

Gostou de nossas dicas?

Deixe seu comentário.