Grande presente para você ir bem na prova de matemática

Confira como ter uma boa nota nessa prova tão importante

De maneira geral, a maioria dos candidatos a concurso querem dicas para ir bem na prova de matemática. Afinal, essa área é a que gera mais dificuldade nas escolas brasileiras, juntamente com a língua portuguesa.

Com isso, é de suma importância que estratégias sejam construídas para que o rendimento seja aumentado em seu máximo, tanto antes quanto durante a avaliação. Claramente, nenhuma dica é absoluta, mas certamente possuem capacidade de aumentar o número de acertos.

Confira como ir bem na prova de matemática

Nesse contexto, todo concurso terá uma lista de conteúdos específicos que serão cobrados no processo seletivo. Por consequência, existirá temas mais complexos do que outros, gerando ainda mais dificuldade na hora de estudar.

Porém, é a partir deles que você poderá estabelecer prioridades e dinamizar o seu aprendizado. Logo, para ir bem na prova de matemática, é importante criar um cronograma que se adapte a você e não o contrário.

Estudo da teoria para ir bem na prova de matemática

Um grande equívoco dos estudantes é pensar que a área de exatas se limita às questões práticas e, por isso, a leitura pode ser negligenciada. Porém, o estudo teórico é tão importante quanto e é quem fundamenta a resolução de exercícios.

Obviamente, o tempo de dedicação não será igual a uma matéria de humanidades, como, por exemplo, história e geografia. Entretanto, pelo menos 35% do período destinado ao estudo da matemática precisa ser teórico.

Inclusive, é nesse momento que você entenderá as fórmulas úteis de cada conteúdo, principalmente aquelas muito complexas. Por isso, para ir bem na prova de matemática, se utilize do raciocínio lógico e não apenas decore. Na verdade, compreenda o que cada elemento representa na equação.

Resolução de exercícios

Agora, tudo pode ser colocado em prática e, de fato, aqui, a atenção deve ser em dobro. Os exercícios da área de exatas, via de regra, possuem uma infinidade de aplicações no cotidiano e a banca avaliadora sabe disso.

Sendo assim, é essencial que você continue resolvendo listas e simulados até atingir um rendimento adequado. Esse processo, por sua vez, vai garantir que os déficits sejam identificados e, a partir disso, o que se espera é melhora no desenvolvimento e correção mais afiada.

Aqui, você pode usar a estratégia de compartimentação das subáreas. Por exemplo, escolha um dia apenas para geometria, outro para álgebra, outro para matemática financeira e assim por diante. Com isso, na primeira opção, será mais visível se o atraso está na plana, na espacial, na analítica, etc.

Revisão de conteúdo

Nesse momento, o seu nível de conhecimento já está em outro degrau, com dúvidas de caráter mais complexo, mas também mais pontual, sem tantas aflições. Logo, o que deve ser feito é apenas uma revisão teórica dos temas.

Nesse cenário, o ideal é rever levando em consideração os erros da lista de questões. Em seguida, analisando mais uma vez cada detalhe a fim de entender porque você não acertou.

Além disso, para ir bem na prova de matemática para concurso, é interessante buscar vídeo aulas de professores corrigindo os exercícios, pois eles, em geral, dão uma visão diferente e mais refinada do enunciado, das alternativas, da resposta correta, entre outros fatores.

Tempo de prova

Para mais, é preciso treinar o tempo gasto para resolver exercícios de baixo, médio e alto grau de dificuldade e compreender a relevância de cada conteúdo na prova.

Isso porque, na maioria das vezes, não há tempo suficiente para resolver perguntas muito difíceis, principalmente porque ela não garante aprovação e nem necessariamente uma melhor nota.

O ideal é responder o que é mais fácil e que você tem muita propriedade, mesmo sendo mais complexo. Nesse último caso, se no momento da resolução, você perceber que está demorando mais do que o comum, é interessante desistir temporariamente da questão e pular para a próxima.

O relógio do dia da avaliação

Por fim, para ir bem na prova de matemática para concurso, é preferível que você não estabeleça uma briga desesperada com o relógio. Por isso, fique calmo e esqueça dele, focando na sua prova.

Nesse contexto, essa dica é fundamental porque muitos candidatos perdem tempo e concentração olhando a todo instante para o relógio, verificando o quanto resta para acabar. Corrigir, então, esse comportamento pode acelerar o seu raciocínio lógico e otimizar significativamente seu tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.