Concurso Polícia Militar PM MT 2018: Edital com 1.200 vagas está confirmado!

Edital tem previsão de ser divulgado em até 90 dias

Cresce a expectativa de abertura do concurso público da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso (Concurso PM MT 2018) com 1.200 vagas para o cargo de Soldado. O secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, garantiu que o edital do concurso será divulgado em até 90 dias. Gustavo ainda ressaltou que o documento de abertura poderá ser publicado em até 30 dias.

A informação de abertura do concurso foi dada à Rádio Capital FM, na última segunda-feira, 22 de janeiro. “Nós estamos organizando o concurso público, por esses dias o governador irá autorizar certame para chamamento de investigadores, escrivães e soldados da Polícia Militar”, disse.

De acordo com o secretário, a previsão é que o certame seja divulgado com 600 vagas para investigador e 600 para escrivão. Além disso, estão previstas 1.200 vagas para Polícia Militar. Gustavo disse que os aprovados deverão ser convocados em 2019, de acordo com o número de policiais que forem se aposentando. A pasta da Segurança Publica entra na Emenda do Teto, que congelou os gastos primários.

“Nós vamos verificar a viabilidade, fazer um estudo de quanto podemos chamar. Tem a aposentadoria. chega uma hora que é realmente necessário o ingresso de novos servidores. Em breve vamos fazer a autorização do concurso”, disse Gustavo. Após isso, uma empresa para organizar o concurso será escolhida.

O Concurso PM MT 2018

O Concurso da Polícia Militar/MT será para recompor o efetivo da Segurança Pública do estado. De acordo com Rogers Jarbas, a expectativa é que as inscrições e as provas do certame estão previstas para este ano, com expectativa de que os aprovados possam tomar posse dos respectivos cargos em breve.

O Governador do Estado, Pedro Taques, disse que incrementar o quadro de pessoal das forças de Segurança Pública é demonstrar respeito ao cidadão. “Não se faz Segurança Pública sem planejamento, estratégia, liderança e equipe. Precisamos de homens e mulheres trabalhando fortemente. Queremos terminar 2018 cada dia mais com o cidadão orgulhoso dos profissionais da segurança pública. A autorização do novo concurso só foi possível graças ao planejamento”, frisou.

Além disso, Taques disse que, apesar dos investimentos e da convocação dos aprovados no último concurso, o Estado do Mato Grosso ainda precisa expandir o número de servidores na área. Precisamos de mais 125 delegados, 900 investigadores, 300 escrivães, 100 profissionais para o Corpo de Bombeiros e 1.200 policiais militares”, disse.

Prepare-se: Apostila Concurso PM MT 2018 – Soldado

Salários e Requisitos Concurso PM MT 2017

De acordo com o último edital, e que deve ser mantido neste concurso, para concorrer será necessário ter entre  entre 18 e 25 anos e altura mínima de 1,67 (homens) ou 1,57 (mulheres), além de carteira de habilitação. A remuneração na época era de R$ 2.366,79, valor que deve ser reajustado para este concurso. Antes com exigência de nível médio completo, o concurso PM/MT 2017 terá exigência de nível superior.

A jornada de trabalho é de dedicação integral, incompatível com o exercício de quaisquer atividades pública ou privada, exceto nos casos previstos em lei. A função militar sujeita-se à prestação de serviços em condições adversas de segurança, com risco de vida, plantões noturnos e chamadas a qualquer hora, desde que justificada a necessidade, inclusive com a realização de diligências policiais em todo o Estado de Mato Grosso ou fora dele.

Sobre o cargo de Soldado do Concurso PM MT 2018

O cargo de Soldado terá missão de atuar em alinhamento à missão, visão, valores, doutrinas, diretrizes institucionais e legislação específica; II – Coletar informações sobre ocorrências através de atendimento telefônico, e gerando comunicação à viatura mais próxima para ação imediata; III – Atender ocorrências junto à equipe, deslocando-se até o fato gerador a fim tomar as seguintes providências: coleta de informações; divulgação de informações via rádio, se necessário solicitação de auxilio na ação; quando possível tentativa de conciliação/solução imediata; encaminhamento, quando necessário, de pessoas e/ou objetos à delegacia para confecção de registro de ocorrência; IV – Prestar atendimentos preliminares em situações emergenciais, até a chegada de profissionais especializados; V – Realizar policiamento ostensivo através das modalidades (policiamento: de transito, ostensivo geral, guarda, ambiental e etc) e processos a pé, montado, embarcado, etc) como medida preventiva e/ou repressiva a fim de gerar sensação de segurança; VI – Participar de ações extraordinárias, quando solicitado, com o objetivo de promover a ordem e segurança pública; VII – Oferecer orientações e esclarecimentos ao público em assuntos pertinentes à segurança pública; entre outras atribuições.

Último Concurso

O último concurso da Polícia Militar do Mato Grosso aconteceu em 2013, quando contou com 1.200 vagas. Na época, os candidatos foram avaliados por exame intelectual, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica, exame médico-odontológico e investigação documental e funcional. Além disso, os aprovados nas etapas passaram por um curso de formação.

 Apostila Preparatória Polícia Militar e Corpo de Bombeiros MT 2017 - Soldado
Apostila Preparatória Polícia Militar e Corpo de Bombeiros MT 2018 – Soldado 
 [Apostila Digital] Preparatória Polícia Militar e Corpo de Bombeiros MT 2017 - Soldado
 [Apostila Digital] Preparatória Polícia Militar e Corpo de Bombeiros MT 2018 – Soldado 

Comentários estão fechados.