Buscando diferenciar espaços geográficos, o conceito de zona rural e zona urbana foram criados na geografia, justamente para melhor entendimento das áreas.
Tema recorrente de provas de vestibulares e do Enem, o assunto poderá ser cobrado em algumas questões de variadas disciplinas, por isso, vale ficar ligado em cada uma e suas diferenças.
Sendo assim, compreende se zona rural aquela que é conhecida como “campo” ficando distante dos meios urbanos e voltada para o desenvolvimento de atividades pertinentes ao local como
Desse modo, os indivíduos que habitam essas regiões foram a chamada comunidade rural.
Em contrapartida, as zonas urbanas são áreas que passaram pelo processo de urbanização, através do fenômeno da industrialização e povoamento do local.
As zonas urbanas são contempladas por uma densidade demográfica muito superior quando comparada com as zonas rurais.
Além disso, as estruturas encontradas nas áreas urbanas possuem aspectos e infraestruturas bem diferentes das rurais, como:
Vale ressaltar a importância das duas para sociedade de modo geral. Visto que uma depende da outra para adquirir serviços e produtos encontrados em ambas.
Além disso, um fenômeno conhecido como Êxodo Rural se faz presente na história. Entende-se como o deslocamento das pessoas que vivem em comunidades rurais para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida.
Porém, o Êxodo Rural pode desencadear outros problemas como aumento em demasia da população do local, crescimento desordenado da cidade, favelização, violência urbana, entre outros problemas.
Para melhor entendimento, é bom ressaltar as características predominantes em cada uma, veja: