WhatsApp Web caiu? Internautas relatam instabilidade financeira
Segundo relatos nas redes sociais, WhatsApp Web está sofrendo instabilidade em seu sistema. Entenda o que ocorreu
Quem tentou acessar o sistema do WhatsApp Web na tarde desta segunda-feira (5) teve dificuldades. Segundo as informações oficiais e relatos de usuários nas redes sociais, o programa está apresentando instabilidades. O site Downdetector, que reúne reclamações de internautas, registrou mais de mil relatos de críticas ao sistema por volta das 15h15.
Ainda segundo as informações do Downdetector, o sistema do WhatsApp Web começou a voltar ao normal para a maioria dos usuários por volta das 15h30 de hoje. De todo modo, é possível que alguns usuários ainda estejam enfrentando dificuldades para realizar atividades simples como enviar uma mensagem, por exemplo.
Há relatos de pessoas que tentavam abrir o site em um navegador da internet mas recebiam a mensagem: “Não é possível acessar esse site”. Os que conseguiam abrir o sistema, tentavam enviar as mensagens, mas não conseguiam concluir o procedimento, o que acabou causando transtornos para estes indivíduos.
Ao menos até a publicação deste artigo, a Meta, empresa que responde pelo WhatsApp, não tinha se manifestado sobre o motivo da queda e da instabilidade nos computadores brasileiros. Em caso de envio de uma resposta, este artigo será atualizado. Até lá, os usuários seguem sem saber o que motivou a queda no sistema.
Além do WhatsApp
Nesta segunda-feira (5) não está sendo fácil para as pessoas que precisam de plataformas tecnológicas. Além do WhatsApp Web, também há relatos de instabilidade no sistema da Microsoft 365. Os usuários estão usando as redes sociais para afirmar que estão tendo dificuldades para usar o pacote Office.
Por volta das 11h30, mais de 1,6 mil relatos de instabilidade neste pacote foram registrados pelo site Downdetector na manhã desta segunda-feira (5). Para 93% dos relatos registrados, houve um problema do sistema do outlook, 4% criticavam o Onedrive e 3% o Excel.
Assim como a Meta, a Microsoft, que responde pelo pacote Office, ainda não se pronunciou sobre o processo de problemas.
Alternativas ao WhatsApp
Aparentemente, o sistema do WhatsApp Web já está normalizado há algumas horas. Contudo, tais instabilidades podem voltar a acontecer. Neste sentido, é importante saber quais são as alternativas ao sistema. Veja abaixo algumas dicas de sistemas que você pode usar para enviar mensagens quando o WhatsApp sair do ar por algum motivo:
- Signal;
- Wire;
- Librem Chat;
- Telegram;
- Threema;
- Wickr.Me;
- Viber;
- Kik.
O internauta também pode optar por enviar as suas mensagens por redes sociais, como o Twitter e o Instagram. Nestes casos, também é importante que o seu interlocutor também tenha uma conta no sistema. Esta é a única maneira de fazer com que ele receba a mensagem que foi enviada. Em casos de emergência, esta poder ser uma boa opção.
Em todos os casos, o internauta precisa atentar para todas as regras que são assinadas no momento em que ele entra na rede social ou no aplicativo mensagens. É neste momento que o cidadão vai entender quais são as regras de compartilhamento de dados que eles utilizam.
Alternativas ao Microsoft
Para quando as instabilidades afetarem o pacote Microsoft também existem algumas alternativas que podem ser seguidas na internet. A grande maioria delas é gratuita, mas em alguns casos é necessário realizar algum tipo de pagamento, assim como acontece com o pacote Microsoft.
Veja abaixo algumas opções:
- ONLYOFFICE Desktop Editors;
- Google Docs;
- LibreOffice;
- Apple iWork;
- WPS Office;
- Apache OpenOffice;
- OnlyOffice.
Em todos os casos, é necessário que o internauta entenda que é importante realizar o download apenas de aplicativos originais. Sistemas piratas podem prejudicar diretamente o funcionamento do seu dispositivo, seja ele um computador, tablet ou celular, por exemplo.
Além disso, o dispositivo pirata também poderá ser perigoso, porque esta é uma das formas utilizadas por quadrilhas para conseguir invadir os sistemas de vítimas e aplicar golpes com as informações roubadas.