No início de outubro, o WhatsApp anunciou a possibilidade de ativar a criptografia em backups. O recurso é voltado para usuários do Google Drive (Android) e do iCloud (iOS). Com a ferramenta, todos os arquivos salvos no backup terão uma camada extra de proteção, incluindo os arquivos de mídia.
Veja também: WhatsApp permite esconder informações de contatos específicos
Porém, ao habilitar a funcionalidade o usuário deverá criar uma senha ou usar uma chave criptográfica de 64 dígitos disponibilizada pelo mensageiro para ter acesso ao backup. Desta forma, somente o usuário terá permissão de visualizar os arquivos salvos.
Antes de qualquer coisa, é necessário verificar se a versão do WhatsApp é a mais recente disponível, caso não seja, atualize a plataforma. Feito isto, acesse as configurações do aplicativo e siga as orientações abaixo:
Vale ressaltar que depois disso somente o usuário titular poderá acessar os arquivos. Além disso, o WhatsApp perderá o acesso ao armazenamento em nuvem (Google Drive e iCloud), por isso, caso o usuário esqueça a senha, não será possível recuperá-lo.
As novidades no aplicativo de mensagens, WhatsApp, não param. Agora, o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil liberou uma função que ninguém estava preparado para receber. O mensageiro vai permitir a ocultação da foto do perfil para determinados contatos no Android.
Uma ferramenta parecida já está disponível no aplicativo de mensagem, no entanto, a foto de contato só pode ser restrita para todos os amigos ou para nenhum de uma só vez. A nova opção do aplicativo está sendo testada pela própria empresa e, se aprovada, será liberada em breve para o público geral. Uma outra opção semelhante é esconder o status online do aplicativo.
De acordo com o WABetaInfo, site especializado em informações do WhatsApp, um vínculo foi encontrado com o código na versão beta 2.21.21.2, que traz a ideia de uma nova configuração.
Ademais, o portal apurou que a restrição de visualizar a imagem do perfil será dada pela opção “Meus Contatos”, seguido do termo “Exceto”, para selecionar os contatos proibidos de ver a foto do usuário.
Ainda de acordo com informações do WABetaInfo, a intenção é que a mesma lista seja utilizada para limitar os usuários de ter acesso a outras informações, como “Visto por último” e “Recado”. Da mesma forma, a aplicabilidade também deve ser liberada para iPhones. Com relação a privatização dos status, já está disponível há anos para o púbico que utiliza iOS.
Por fim, vale salientar que a novidade não foi liberada nem para os usuários da versão beta do aplicativo, sendo apenas testada pelo núcleo interno do mensageiro. Portanto, não é possível afirmar quando será a implementação da ferramenta, no entanto, até que se concretize resta utilizar a opção parecida já disponibilizada.