O WhatsApp liberou nesta semana o Companion Mode (modo companheiro) para os beta testers que possuem sistema Android. O novo recurso foi projetado para permitir que os usuários vinculem sua conta existente do mensageiro a outro telefone celular.
Dessa forma, depois de vincular uma conta existente do WhatsApp a um telefone celular secundário, o usuário pode acessar suas conversas em outro dispositivo, sem a necessidade de uma conexão ativa com a Internet no telefone principal.
LEIA MAIS: Mensagens que não desaparecem e novo layout? O que o WhatsApp vem testando
Inicialmente, o modo companheiro estava disponível apenas para um grupo seleto de beta testers. No entanto, de acordo com o WABetaInfo, site especializado no aplicativo, a solução se tornou disponível para todos os participantes do programa de testes.
No momento, o segundo dispositivo só pode ser um telefone Android (ou tablet), pois o modo companheiro não está disponível na versão tradicional do WhatsApp para iOS. No entanto, o inverso é possível: se o beta tester tiver um iPhone, ele consegue vincular um segundo telefone Android.
Desse modo, ao vincular a conta do WhatsApp a um novo celular, todo o histórico de conversas salvo será sincronizado em todos os dispositivos vinculados. De acordo com informações oficiais, é possível vincular até quatro aparelhos ao mesmo tempo.
Para vincular um dispositivo móvel Android secundário, os usuários precisaram seguir estas etapas:
O WhatsApp garante que as mensagens e chamadas pessoais permanecem criptografadas de ponta a ponta mesmo ao usar o mensageiro de um celular vinculado: sempre que alguém lhe envia uma mensagem, ela é enviada para todos os seus dispositivos, mantendo a criptografia.
Embora o modo companheiro tenha sido lançado para todos os testadores beta, alguns recursos ainda podem não estar disponíveis, como a capacidade de gerenciar listas de transmissão e postar uma atualização de status do dispositivo vinculado.
A ideia do recurso é economizar tempo e evitar que o usuário precise abrir outro app para fazer algo rotineiro. A função está disponível apenas para alguns beta testers, por enquanto.
Na captura de tela feita pelo WABetaInfo, é possível ver que o novo recurso permite que os usuários adicionem contatos diretamente no aplicativo WhatsApp. Isso significa que os usuários não precisarão mais alternar entre apps.
Para usar a função, os participantes do programa de testes precisam abrir a lista de contatos dentro do WhatsApp e selecionar a opção “Novo contato”. Além disso, também é possível adicionar números desconhecidos à lista de contatos de forma sem abrir outro app, como é feito hoje. Ao clicar em “Adicionar contato” em uma conversa com um número não salvo, a tela para salvar o contato abre no próprio WhatsApp.
Faz um tempo que o WhatsApp não recebe uma repaginada em sua interface, o que faz parte de sua base de usuários acreditar que o layout atual está desatualizado e não tão amigável quanto poderia ser após as recentes atualizações do Android. Os usuários também pediram uma forma mais moderna e intuitiva de navegar no aplicativo, facilitando e agilizando o acesso a recursos importantes como chats, chamadas, comunidades e status, semelhante ao aplicativo iOS.
Como resultado dessas solicitações de usuários, o WhatsApp começou a desenvolver uma interface aprimorada para o app, que inclui uma barra de navegação inferior, conforme a imagem ao lado. A notícia foi revelada pelo WABetaInfo após a última atualização do WhatsApp beta para Android 2.23.8.4.
A expectativa é que a barra de navegação inferior torne mais fácil para os usuários navegar entre as diferentes seções do aplicativo, pois elas seriam facilmente acessíveis na parte inferior da tela. Isso tornaria o layout do app parecido com o do usado no iPhone, facilitando a experiência de quem sai de um sistema operacional para o outro.