O WhatsApp está testando uma nova atualização que permite o usuário ouvir mensagens de voz fora da tela do chat. Desta forma, é possível navegar em outras páginas fora do aplicativo sem que o áudio seja interrompido.
Além da possibilidade de escutar a mensagem de voz fora da conversa em que o arquivo foi enviado, uma outra atualização prevê que o usuário pare, continue e descarte a gravação de áudios com um novo botão de player.
Veja também: WhatsApp testa novo prazo para apagar mensagem para todos; saiba mais
Segundo o WABetaInfo, site especializado em anunciar notícias sobre o WhatsApp, o novo recurso só está disponível para versão beta do mensageiro para celulares com sistema operacional iOS.
Ainda não há previsão para o lançamento da funcionalidade para versão beta do Android. Isso porque, o novo botão player ainda está em desenvolvimento, podendo ainda sofrer algumas alterações.
Além dos novos recursos para áudio, o WhatsApp está planejando liberar uma funcionalidade que permitirá ver a foto de perfil dos contatos em notificações na tela de bloqueio. Com isso, se o usuário possui contatos com o mesmo nome poderá diferencia-los ao identificar a pessoa pela foto.
O mensageiro também pretende implementar novas informações quando o usuário for mencionado por pessoas em grupos. Tais informações serão repassadas a pessoa em forma de notificações. As novas atualizações devem ser lançadas para a versão estável do aplicativo em breve.
O WhatsApp é a plataforma de mensagens mais utilizada pelos brasileiros. Devido a sua variedade de funcionalidades, muitas podem acabar passando batido. Pensando nisso, reunimos 10 truques para você começar a usar no seu dia-a-dia, caso ainda não os conheça.
Normalmente, para evitarmos que as pessoas saibam que lemos ou ouvimos alguma mensagem desativamos a confirmação de leitura do mensageiro. Todavia, é possível tirar o “check azul” duplo das mensagens de voz se as reproduzimos pelo botão de play na caixinha da notificação da mensagem. Desta forma, é impossível que o contato descubra que o áudio já foi ouvido.
O mensageiro permite que os seus usuários enviem vídeos sem som. Por ser um ícone tão pequeno é possível que você não tenha percebido a sua existência. Ao carregar um vídeo, seja do armazenamento do próprio aparelho ou da câmara nativa do aplicativo, o usuário consegue tocar no ícone de alto-falante e desativar o áudio da mídia, que fica logo ao lado do temporizador do vídeo.
Suas mensagens também podem ser personalizadas. O WhatsApp disponibiliza alguns truques para que seu texto fique em negrito, itálico, tachado ou monoespaçado. Além de inserir os caracteres respectivos antes e depois da palavra ou texto, é possível selecionar o conteúdo e ir na opção “BIU” para escolher o tipo de formatação.
Também é permitido que o usuário mude o papel de parede do WhatsApp, seja para todos os contatos ou para um específico. O mensageiro disponibiliza alguns planos de fundo, mas se preferir, o usuário pode carregar uma imagem ou foto do seu celular.
Para isso, basta ir nas configurações do aplicativo e clicar em “Conversas”. Depois disso, vá na opção “Papel de parede” e altere o plano de fundo como quiser. Caso queira mudar a imagem de fundo de um contato específico, entre no perfil da pessoa e escolha o seu novo papel de parede.
A fim de obter mais segurança, o usuário pode recorrer a duas opções nativas do mensageiro. A primeira se refere a verificação em duas etapas, que exige a autenticação dupla para você acessar a sua conta. Já a segunda, é o recurso de biometria por impressão digital ou reconhecimento facial, que também libera o acesso após a confirmação.
As ferramentas podem ser ativadas pelas configurações do aplicativo, especificamente na aba de “Conta” e depois em “Confirmação em duas etapas”. A biometria, por sua vez, deve ser habilitada pela aba de “Privacidade”, marcando a chave nas opções “Bloqueio por impressão digital” (Android) ou “Bloqueio de tela” (iOS).
Após um bom tempo em teste, o WhatsApp conseguiu liberar a ferramenta que permite enviar fotos e vídeos que se apagam sozinhos. A visualização única deve ser habilitada antes de enviar o conteúdo de mídia. O ícone está disponível ao lado do botão de enviar a mensagem. Com isso, o contato poderá ver a foto ou o vídeo apenas uma única vez.
Se você fica incomodado com o “bombardeio” de notificações que recebe devido ao envio em massa de mensagens em grupos, saiba que é possível evitar esses alertas ao silenciá-los para sempre. Basta entrar no perfil do grupo em que é integrante e tocar na opção “Silenciar” e posteriormente clicar em “Sempre”. Se quiser desbloquear as notificações, é só fazer o mesmo caminho.
Pensando na organização do seu WhatsApp, caso queira, é possível fixar as conversas com os contatos que mais troca informações no dia-a-dia. Para isto, basta arrastar o dedo da esquerda para a direita na janela de um contato e selecionar “Fixar”, no iPhone (iOS). Já no Android, toque e segure sobre o contato e selecione o ícone de alfinete para deixar a conversa em destaque no topo do app.
Uma dica muito interessante é deixar o nome invisível no WhatsApp. Na realidade, trata-se de um truque, tendo em vista que não é possível deixar o local de identificação do mensageiro sem alguma mensagem.
O usuário deve usar um caractere Unicode especial em branco. Basta copiar o conteúdo a seguir sem as aspas “?” e depois ir no seu perfil e apagar o seu nome. Feito isto, basta colar o caractere no campo de identificação.
Para finalizar, vale ressaltar um truque muito útil do WhatsApp, que é o recurso de mensagens temporárias. Com ele, o usuário consegue pré-definir o tempo em que sua mensagem estará disponível para o seu contato. A ferramenta é muito importante quando o conteúdo se refere a algum dado pessoal.
Dessa forma, passado o período definido antes do envio da mensagem, o conteúdo será apagado imediatamente. Para isto, vá em “Mensagens temporárias” no perfil do seu contato e defina o tempo que as mensagens durarão. É possível optar por 24 horas, 7 dias ou 90 dias.