A função de pagamento pelo WhatsApp não teve um retorno favorável ao aplicativo. Apenas 7% dos usuários da plataforma de mensagens cadastraram seus cartões de débito no recurso. Isso indica a baixa adesão e aceitação da ferramenta.
Pensando nisso, segundo o XDA Developers, o mensageiro incluiu em sua nova versão algumas linhas de código que indicam uma espécie de requisição de documento de identificação pessoal para que a transação seja confirmada.
Veja também: Whatsapp: Saiba como bloquear contatos ou desconhecidos
Todavia, o aplicativo ainda não confirmou a informação, mas conferindo as alterações é possível que essa mudança seja implementada na plataforma. Conforme o site especializado, ainda não é possível identificar essa funcionalidade de segurança em países que contam com os pagamentos pelo aplicativo, ou seja, no Brasil e na Índia.
Vale ressaltar que o WhatsApp Pay foi lançado inicialmente na Índia, após vários testes de funcionalidade e operação. Na sequência, o recurso chegou ao Brasil. A ferramenta permite transferências de valores pelo aplicativo, no Brasil a operação ocorre pela Cielo.
Além disso, a função é disponibilizada tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Para as operações entre pessoas físicas não há cobrança de taxas, já para as jurídicas, é cobrado 3,99% por operação.
Contudo, o recurso já está disponível no aplicativo e para utilizá-lo basta registrar um cartão de débito. No mais, pessoas jurídicas devem utilizar o a opção na versão Business no WhatsApp.
Na última segunda-feira (1º), muitos celulares deixaram de operar o WhatsApp. O mensageiro vem avisando sobre a ação há alguns meses, porém, aqueles que não sabiam da novidade foram pegos de surpresa.
O mensageiro passou por uma atualização deixando de ser compatível com sistemas operacionais mais antigos, como o Android 4.0.4 e inferiores e o iOS 9 e anteriores. Desta forma, os usuários que possuem um celular com essas versões, precisam atualizar o aparelho ou transferir a conta para um dispositivo com uma versão mais recente.
O WhatsApp fez um alerta para os dispositivos que deixariam de funcionar o aplicativo. “A partir do dia 1º de novembro de 2021, o WhatsApp não será mais compatível com aparelhos Android com o sistema operacional 4.0.4 e versões anteriores”, diz o aviso.
Neste sentido, o mensageiro continuará operando nos seguintes sistemas:
Neste caso, o acesso a configuração é distinto conforme a fabricante. Então, confira a seguir como realizar a operação em celulares diferentes: