O WhatsApp, famoso aplicativo de mensagens, está sempre em busca de inovações para melhorar a experiência do usuário. Neste contexto, o WhatsApp introduziu o recurso “Canais”, semelhante ao oferecido pelo seu concorrente, o Telegram. Vamos conhecer mais sobre essa novidade.
O recurso Canais do WhatsApp permite que indivíduos e empresas enviem mensagens para um número ilimitado de usuários em um “grupo”. O mecanismo é semelhante aos canais oferecidos pelo Telegram. No entanto, os canais do WhatsApp não permitem comentários, apenas reações com emojis.
Este novo recurso já está disponível em 150 países, incluindo o Brasil. A empresa promete que em breve será disponibilizado para todos os usuários.
O WhatsApp tem lançado diversas novas funcionalidades nos últimos meses. Uma delas é o compartilhamento de tela em chamadas de vídeo.
Este recurso, disponível nos sistemas Android, iOS e Windows, permite que os usuários compartilhem documentos de trabalho, conversem com amigos, entre outros. Veja como compartilhar a tela no WhatsApp:
Outro recurso interessante é a transcrição de mensagens de voz para texto. Veja como habilitar esta função:
Com isso, é possível receber áudios, sem limite de tempo, com a transcrição do que foi dito abaixo do reprodutor de áudio.
O WhatsApp se tornou um canal de transmissão de informações em massa. As pessoas interessadas em seguir um canal podem clicar no link oficial do “grupo” e se inscrever para receber uma notificação assim que a funcionalidade estiver disponível.
Os Canais aparecem em uma aba separada chamada “Atualizações”, que antes se chamava “Status”. Nesta aba, além dos stories, é possível encontrar os Canais novos, mais ativos e populares.
Inicialmente, apenas Canais de parceiros selecionados e verificados, estarão disponíveis. No entanto, em breve, qualquer pessoa física ou empresa poderá criar seus próprios Canais, sem limitação de participantes.
Para entrar em um Canal do WhatsApp, basta escolher um dos canais da lista e clicar no nome.
Diferente do Telegram, a ferramenta não permite comentários, apenas reações com emojis aos conteúdos enviados. E, ao contrário das mensagens trocadas entre contas individuais e grupos, os Canais não são protegidos com a criptografia de ponta a ponta por padrão.
O WhatsApp acompanhará e moderará os conteúdos que serão enviados. Os criadores não terão nenhuma informação dos participantes. Nem mesmo os contatos em comum poderão ver quais amigos e familiares estão em um canal.
Os Canais lançados são diferentes do WhatsApp Comunidades, que foi oficializado no Brasil no início deste ano. O objetivo do Comunidades é reunir vários grupos do WhatsApp sob um mesmo guarda-chuva, permitindo adicionar até 50 grupos em uma comunidade, suportando até cinco mil pessoas. Nos Canais, é uma transmissão, uma pessoa só comunicando e várias recebendo.
Para seguir um Canal no WhatsApp, siga os passos a seguir:
Por fim, o lançamento do recurso “Canais” do WhatsApp é um grande passo para a empresa na competição com outros aplicativos de mensagens, como o Telegram. Assim, com esta nova funcionalidade, o WhatsApp pretende trazer uma experiência mais rica e diversificada para seus usuários. Portanto, fique atento às atualizações e aproveite as novidades!