Tecnologia

WhatsApp confirma novo bloqueio em alguns aparelhos; veja a lista

Para quem ainda não está ciente, o aplicativo Whatsapp confirmou novo bloqueio em alguns aparelhos. A medida, já valendo para este mês de novembro, vai prejudicar os brasileiros que possuem sistema operacional Android 4.0.4 e versões mais antigas. Se você usa esse tipo de configuração, certamente perderá a oportunidade de usar o aplicativo.

É importante frisar que o bloqueio já vinha sendo anunciado pelo próprio site do aplicativo. A ideia foi fazer com que os usuários não fossem prejudicados de maneira imediata e instantânea.

“A partir do dia 1º de novembro de 2021, o WhatsApp não será mais compatível com aparelhos Android com o sistema operacional 4.0.4 e versões anteriores”, disse o aviso.

Veja também: Saiba como ter dois perfis do WhatsApp no mesmo celular

Para que os usuários continuem tendo acesso ao aplicativo de mensagens, será necessário atualizar o sistema do celular para uma versão mais recente ou trocar de dispositivo. Veja quais aparelhos ainda podem operar a plataforma.

  • Celulares com Android 4.1 e mais recentes;
  • iPhones com iOS 10 e mais recentes;
  • Alguns modelos com KaiOS 2.5.1 e mais recentes.

Segundo o WhatsApp, a falta de operação do aplicativo nos respetivos sistemas é justificada pela atualização e verificação de uso. Sendo assim, com o lançamento e utilização de celulares mais novos, o sistema deixa de ser compatível em aparelhos com menos usuários.

“É uma prática padrão para empresas de tecnologia não manter o suporte para modelos de hardware e software mais antigos e cada vez menores, por tempo indeterminado, a fim de usar esses recursos para oferecer suporte a sistemas operacionais novos e em crescimento”, afirmou o WhatsApp.

Empresas estão sendo prejudicadas

Atualmente o WhatsApp, bem como Instagram e Facebook são utilizados frequentemente por empresas para divulgação de seu produto ou serviço. Diante disso, o negócio que optou por utilizar um aparelho menos tecnológico para as conversas online, deve estar atento as novidades.

Neste sentido, é preciso verificar qual é a versão do sistema operacional do aparelho utilizado para conseguir restaurar a ferramenta o quanto antes. Caso contrário, a empresa será obrigada a adquirir um novo aparelho que opere o WhatsApp.