WhatsApp: Celulares deixarão de operar o aplicativo até o fim de abril e lista é revelada
A empresa anunciou recentemente que o mensageiro deixará de funcionar em vários modelos de aparelhos Android e iOS. A razão é a atualização do software, que deixa de ser compatível com sistemas operacionais mais antigos.
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado pelos cidadãos brasileiros. Estima-se que mais de 120 milhões de pessoas têm acesso ao aplicativo no país. Todavia, em breve esse número pode ser reduzido.
A empresa anunciou recentemente que o mensageiro deixará de funcionar em vários modelos de aparelhos Android e iOS. A razão é a atualização do software, que deixa de ser compatível com sistemas operacionais mais antigos.
“Assim como outras empresas de tecnologia, todos os anos, analisamos quais são os aparelhos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários para definir aqueles que deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp. É possível que esses aparelhos não abranjam as atualizações de segurança mais recentes ou não incluam funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp”, disse, em nota, a empresa.
Sistema não compatíveis com o WhatsApp
Cidadãos que usam o Android Apple Pie, Gingerbread 2.3, Honeycomb 3.0, Ice Cream Sandwich 4.0, Banana Bread, Cupcake 1.5, Donut 1.6, Eclair 2.0 e Froyo 2.2 não poderão mais utilizar o WhatsApp.
Sendo assim, confira a lista com o nome dos modelos de celular que serão incompatíveis com o mensageiro a partir do dia 30 de abril:
- Apple iPhone 6S;
- Apple iPhone 6S Plus;
- Apple iPhone SE;
- Archos 53 Platinum;
- Caterpillar Cat B15;
- Faea F1;
- HTC Desire 500;
- Huawei Ascend D2;
- Huawei Ascend G740;
- Huawei Ascend Mate;
- Lenovo A820;
- LG Enact;
- LG Lucid 2;
- LG Optimus F3;
- LG Optimus F3Q;
- LG Optimus F5;
- LG Optimus F6;
- LG Optimus F7;
- LG Optimus L2 II;
- LG Optimus L3 II;
- LG Optimus L3 II Dual;
- LG Optimus L4 II;
- LG Optimus L4 II Dual;
- LG Optimus L5 II;
- LG Optimus L5 II Dual;
- LG Optimus L7 II;
- LG Optimus L7 II Dual;
- Samsung Galaxy Ace 2;
- Samsung Galaxy Core;
- Samsung Galaxy S3 mini;
- Samsung Galaxy Trend II;
- Samsung Galaxy Trend Lite;
- Samsung Galaxy Xcover 2;
- Sony Xperia M;
- THL W8;
- Wiko Cink Five;
- Wiko Darknight;
- ZTE Grand Memo;
- ZTE Grand S Flex;
- ZTE Grand X Quad v987;
- ZTE V956 – UMi X2.
Whatsapp é o aplicativo mais utilizado entre os brasileiros
De acordo com a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”, o Whatsapp consta em mais de 54% tela de smartphones dos cidadãos brasileiros. Só em 2021, o acesso diário subiu em 33%, contando entre os meses de maio e novembro.
Seguindo a escala de popularidade dos aplicativos, o Instagram fica na segunda posição, presente em 42% dos aparelhos utilizados pelos brasileiros. No entanto, a rede social sofreu uma queda de três pontos, impedindo o crescimento ininterrupto desde 2020.
O Facebook foi outro aplicativo que teve um decréscimo na popularidade em 2021, porém, continua entre os aplicativos mais usados, com 37% de usuários. A perda foi de seis pontos na classificação, e o público reduziu o seu consumo diário de 15% para 10%.
Cabe salientar que na pesquisa também foram considerados os aplicativos de instituições financeiras, e de corridas, que a cada ano possuem acessos mais frequentes.
Confira o ranking dos 10 aplicativos mais utilizados no Brasil:
- 1º WhatsApp;
- 2º Instagram;
- 3º Facebook;
- 4º Nubank;
- 5º YouTube;
- 6º. Uber;
- 7º Telegram;
- 8º Caixa;
- 9º PicPay;
- 10º Banco do Brasil.