Nessa terça-feira (9), o WhatsApp anunciou uma mudança no seu sistema de inserção em grupos do aplicativo. De acordo com a Meta, empresa que comanda a marca, a ideia é mostrar mais informações sobre um grupo, caso você tenha sido adicionado por alguém que não está na sua lista de contatos.
Com a atualização, o aplicativo vai destacar três informações básicas:
- quem te adicionou;
- há quanto tempo o grupo foi criado;
- quem o criou.
Para além disso, o WhatsApp vai apresentar atalhos para que o usuário saia deste grupo e ajuste as configurações de segurança.
Reclamações
Essa atualização ocorre justamente em um momento em que vários brasileiros estão reclamando da inclusão sem autorização em grupos e comunidades do WhatsApp. Segundo relatos nas redes sociais, tais grupos são usados para promover o sistema conhecido como Jogo do Tigrinho.
A partir do novo recurso, será possível identificar de maneira mais fácil e rápida, se você foi adicionado nesse grupo por algum desconhecido.
A mudança em questão começou a ser liberada nessa semana, mas é possível que o seu celular ainda não tenha sido contemplado. De todo modo, o WhatsApp garante que a atualização estará disponível para todos os usuários na próxima semana.
Mudança no teclado do Whatsapp
Nesta semana, uma nova funcionalidade do WhatsApp começou a ser indicada por usuários de todo o país. Trata-se do processo de personalização do teclado do app.
Este é um procedimento simples que deve tomar apenas alguns minutos do seu tempo. Abaixo, você pode conferir um passo a passo para ver como o sistema funciona:
- Baixe o programa Gboard em seu smartphone;
- Com o app instalado, abra as Configurações do seu smartphone e role a tela para baixo até encontrar por “Gerenciamento Geral”;
- Em seguida, toque em “Lista de teclados e padrão”;
- Depois, toque no botão do Gboard para ativar o teclado;
- Vá em “Teclado padrão” e selecione a opção “Gboard”;
- Vá até o WhatsApp e selecione uma conversa;
- Toque no ícone de paleta de tinta para personalizar a ferramenta;
- Em “Meus temas”, toque no ícone de “+” para adicionar uma imagem da sua galeria;
- Selecione entre “Fotos” e “Álbuns” e toque na imagem que deseja adicionar ao fundo do teclado;
- Depois, você pode ajustar o brilho da imagem arrastando a bola vermelha para direita ou para esquerda;
- Logo depois disso, toque em “Pronto”;
- Toque em “Aplicar” para adicionar imagem ao teclado do WhatsApp;
- Se preferir mudar a cor do teclado, vá para “Tema”, toque em uma opção de cor exibida na tela.
Novidades no Menu
De acordo com informações de bastidores, a empresa Meta estaria trabalhando também no desenvolvimento de uma nova funcionalidade, que deverá inserir uma nova aba ao menu principal do aplicativo de troca de mensagens.
Segundo relatos, a nova medida visa criar uma espécie de área dos favoritos. A ideia é permitir que os usuários adicionem e organizem melhor os contatos das pessoas que eles querem manter mais perto. Deste modo, não seria mais preciso rolar toda a barra de mensagens para encontrar o seu contato favorito.
Ao clicar na aba em questão, o usuário poderia encontrar mais rapidamente os contatos que considera mais importantes. A escolha poderá ser feita exclusivamente por qualquer usuário. Ele poderá inserir o contato dos pais, dos namorados, dos filhos, dos amigos, ou qualquer outro contato que ele considere mais importante.
Pix no WhatsApp
O WhatsApp também anunciou recentemente que vai adotar o Pix como forma de pagamento instantâneo em parte de suas transações. A ideia é permitir este tipo de pagamento entre os clientes e empresas diretamente no app de mensagens. O novo recurso será válido apenas no Brasil.
Mas o fato é que ainda não há uma data para que o uso do Pix pelo WhatsApp comece a funcionar. Esta é uma informação que a Meta, empresa que responde pelo gerenciamento do site, vai indicar apenas em um segundo momento.