O WhatsApp liberou um novo programa de testes para a versão para computadores do aplicativo, o WhatsApp Web/Desktop. A novidade vai permitir que alguns usuários identificados tenham acesso a novos recursos mais cedo a fim de testá-los antes da disponibilidade a todo o público. A intenção é que estes usuários deem feedback para saber se novas funções funcionam bem e são úteis.
LEIA MAIS: Transparência da nova “Política de Privacidade do WhatsApp” é questionada
Quem descobriu a novidade foi o site WABetaInfo, que acompanha de pertos os programas de testes do WhatsApp. Segundo o portal, as versões do novo programa beta já estão disponíveis para dispositivos Windows e macOS.
Ainda de acordo com o site, quando se instala o WhatsApp for Desktop beta pela primeira vez, o usuário já se torna um “beta tester” e começa a receber as atualizações para teste automaticamente. Dessa forma, não é necessário procurar arquivos para atualizar.
Já existem algumas novidades para estes novos beta testers, como uma experiência nova ao gravar áudios, bem similar a do Messenger, que é são as ondas conforme a intensidade da voz. Também é possível ouvir o que foi gravado antes de enviar, algo que está em desenvolvimento para os apps móveis.
Algo que os beta testers do WhatsApp para Android já estão testando são novos tons de cores para o fundo do aplicativo. A versão 2.21.18.1 do aplicativo beta trouxe mudanças mais visíveis na tela de chat, conforme mostra o WABetaInfo:
Por enquanto, o site só teve acesso a mudanças sensíveis no tom das cores. É possível ver que, no Modo Escuro do WhatsApp, as cores ficaram ligeiramente mais escuras. Já no Modo Claro, o verde adquira um tom mais pastel:
O site também afirma que outros elementos adquiriram outras cores, como o círculo envolta dos status dos contatos, além dos papéis de parede nas conversas parecerem mais escuros.
Outras novidades nessa atualização são a volta da data de criação de grupos em sua descrição e a mudança da frase “Type a message” (Digite uma mensagem) para “Message” (Mensagem) para diversos usuários, enquanto outros já estavam experimentando essa mudança.
Atualizações menos recentes adicionaram algumas mudanças no aplicativo. A primeira é uma nova opção de tempo para exclusão agendada de mensagens. Para quem é usuário da versão normal do aplicativo, só há a opção de sete dias para as mensagens serem automaticamente apagadas, mas a versão de testes já tinha apresentado uma opção de exclusão para 24 horas. Agora, foi anunciada uma nova opção mais longa, de 90 dias para a exclusão:
A outra novidade é uma nova forma para realizar pagamentos pelo aplicativo. Através de um ícone na própria barra de mensagens, o usuário pode realizar pagamentos mais rapidamente. Veja abaixo:
Antes, o ícone ficava apenas na janela que abria ao clicar no “Clipe”. Com a atualização, além de estar na janela, também há uma miniatura na barra de mensagens, ao lado do símbolo da “Câmera”. O botão também está sendo desenvolvido para o iOS.
O botão está disponível para usuários indianos da versão beta, mas o WABetaInfo aponta que pode também ser disponibilizado para os usuários brasileiros. Isso porque o WhatsApp Pay também foi lançado no Brasil. Provavelmente, o símbolo do ícone deve ser atualizado para o Real se ficar disponível para os usuários brasileiros.
Inicialmente, acesse o aplicativo e abra a conversa com o contato que receberá o dinheiro.