A palavra webinar é uma abreviação do termo web-based seminar, que significa, seminário baseado em rede. Ou seja, um webinar é um seminário online que pode ser transmitido ao vivo, como também pode ser produzido e gravado.
O Objetivo de um webinar é apresentar temas interessantes ao público interno, bem como ao público externo. Sendo os clientes atuais e os clientes em potencial. Além disso, o webinar permite criar autoridade sobre esse determinado tema.
Por isso, o webinar tem sido utilizado como ferramenta de gestão empresarial, uma vez que ampara vários setores.
No Marketing Digital é uma fonte de atração de leads, conforme estudo do The 2017 Big Book of Webinar Stats, além disso é uma ferramenta que complementa ações de divulgação e conteúdo. Porém, não é somente no Marketing Digital que o Webinar é utilizado.
Várias empresas utilizam o webinar em outras demandas, como: Treinamentos, apresentações e lançamentos.
Na área comercial, é utilizado para apresentar propostas dinâmicas, bem como atrair clientes. Já no setor de Recursos Humanos é possível utilizar o webinar para treinamentos internos e externos.
Assim sendo, o webinar pode ser uma ferramenta para explicar ao cliente o produto da empresa, amparando o setor comercial.
Muitas empresas disponibilizam webinar na internet, comunicando os clientes existentes quanto as atualizações em seus produtos e serviços, ao passo que atraem outros clientes. Por isso, o webinar está em alta no mercado, uma vez que é uma forma atual e dinâmica de falar com o público.