A volta do horário de verão tem sido pedida por um grupo de empresas, entre elas McDonalds, Burguer King e Outback. O fim do horário de verão aconteceu ainda em 2019.
Mas afinal o que o horário de verão pode ajudar para estas empresas e porque elas defendem a volta da iniciativa que durou por anos no Brasil?
Entenda tudo isso e fique por dentro do porquê o este horário acabou.
Você está se perguntando por que as empresas precisam da volta do horário de verão?
Saiba que o movimento faz parte de um grupo de empresários que afirmam que a volta deste horário também significa mais lucros.
O porquê? Com “uma hora a mais” no dia, a expectativa dos empresários é que o faturamento também aumente.
E o que seria o objetivo de um negócio, se não o lucro?
Um carta pedindo o retorno do horário de verão chegou a ser encaminhada para o presidente no final de junho. E de lá para cá as declarações públicas neste sentido não pararam.
“É um pleito que não prejudica ninguém. Certamente seria uma boa medida de fomento para retomada”, afirmou diretor da Associação Nacional dos Restaurantes (ANS) , Fernando Blower, a Folha de São Paulo.
O pedido de retorno do horário tem partido até de apoiadores do presidente, como é o caso de Luciano Hang, dono das lojas Havan.
“O fato de ganharmos uma hora durante o dia faz com que a roda da fortuna gire mais e influencia positivamente toda economia, principalmente setores importantes, como o turismo, bares, comércios, restaurantes e automaticamente gera mais empregos também nas indústrias”, escreveu Hang no seu Instagram.
Não há perspectivas que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de fato retorne com o horário de verão.
Isso porque as suas últimas declarações parecem que o mandatário não mudou de ideia sobre a decisão de acabar com a medida. E nem pareceu se comover com o post de Hang, dono da Havan.
“O horário de verão foi comprovado que não tem ganho financeiro e a maioria é contra porque mexe no relógio biológico”, defendeu o presidente na terça-feira (07).
O horário de verão acabou porque o governo entendeu em 2019 que havia perdido o sentido de manter a medida.
“Nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o período de maior consumo diário para o período da tarde, quando o horário de verão não tem influência”, informou o Ministério de Minas e Energia.
Em uma pesquisa, que o governo não revelou detalhes, também afirmaram que a maioria das pessoas desejavam o fim deste horário.
Se na época isso fazia sentido o fim do horário de verão, mesmo aqueles especialistas que foram a favor avaliam que reverter pode ser acertado.
De acordo com informações do G1, a retomada é defendida por pelo menos três aspectos:
“A evidência empírica sugere que uma hora a mais de luminosidade reduz homicídios, roubos e acidentes de trânsito”, diz Claudio Frischtak, sócio da consultoria Inter.B e especialista em infraestrutura.