Com a volta às aulas, os cuidados necessários para evitar a contaminação e a disseminação da Covid-19 devem ser reforçados. O uso do transporte público pelos alunos, por exemplo, representa uma preocupação até mesmo para as autoridades sanitárias.
Em São Paulo, por exemplo, as aulas presenciais já acontecem na rede estadual e particular, assim como em escolas de diversos municípios.
Vale lembrar que, por enquanto, o retorno presencial é facultativo e as escolas devem seguir todos os protocolos sanitários, como:
Confira abaixo dicas para que pais e alunos possam ter mais tranquilidade e segurança ao usar o transporte público no trajeto para as aulas.
Antes de sair de casa, use as ferramentas digitais, como aplicativos de Mobilidade Urbana, para traçar os melhores caminhos e criar rotas mais rápidas, de preferência intercalando os diferentes modais que Belo Horizonte oferece como ônibus, linhas de metrô, bicicletas compartilhadas e transportes individuais.
Durante o trajeto, use máscaras de proteção, procure manter distância de, pelo menos 2 metros das outras pessoas, prefira manter as janelas abertas para a circulação de ar e evite contato físico, como apertos de mãos, abraços e beijos.
Acompanhe as informações em tempo real para saber o horário exato de chegada do ônibus ao ponto, para não ficar exposto ao risco enquanto espera. Veja ainda a situação de cada linha, como suspensões, atrasos e lotação, e procure viajar nos horários com menos movimento.
No Quicko App também é possível acompanhar em tempo real a situação dos diferentes meios de transportes que a cidade oferece, além de receber alertas e notificações de possíveis ocorrências ao longo do caminho.
Se optar pelo transporte individual com modais compartilhados, evite pedalar em locais com grande concentração de pessoas. Após o uso, não toque no rosto, principalmente em olhos, boca e nariz, antes de higienizar as mãos com água e sabão, sempre que possível, ou álcool em gel 70%.
Quando tossir ou espirrar, não retire a máscara e proteja a boca com a parte interna do antebraço ou com lenço descartável.
Se encontrar dificuldades durante o trajeto, reporte os problemas, como super lotação do coletivo, atraso nas linhas, defeitos e avarias nos ônibus, por exemplo, para ajudar os órgãos oficiais a solicitar melhorias para que os usuários viajem com toda a segurança necessária.
Antes de iniciar a viagem cheque o saldo disponível no Bilhete Único ou outro cartão que tenha em sua cidade para acessar o transporte público. Caso precise recarregá-lo, prefira os meios digitais como o Quicko app para evitar aglomeração nas filas para recarrega e assim agilizar a viagem.
Ao utilizar o celular em lugares com alto fluxo de pessoas, lembre-se de higienizar os aparelhos com álcool 70%.
E então, gostou das dicas?
Não deixe de ler também – SP: Volta às aulas presenciais será opcional na fase amarela