O mundo viveu uma das piores pandemias de todo o mundo no século XIV: o surto de Peste Negra na Europa.
Todos nós sabemos que o assunto é extremamente abordado por questões de história geral, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com aquilo que você precisa saber sobre esse assunto. Vamos conferir a seguir!
Pandemias de peste negra, também conhecida como peste bubônica, aconteceram diversas vezes ao longo da história da humanidade. Porém, aquela que afetou o continente europeu no século XIV foi, sem dúvidas, a pior delas. Estimativas apontam que a doença foi responsável plea morte de quase um terço da população europeia.
A Peste Negra atingiu diversas sociedades ao longo dos séculos. Mas, sem dúvidas, a sua pior pandemia foi aquela que ocorreu durante a Idade Média.
A doença atingiu o continente europeu no século XIV. Segundo historiadores, a pandemia teria se originado na Ásia, chegando ao continente europeu por meio de navios de mercadores italianos.
A bactéria responsável pela peste bubônica é a Yersinia pestis, que pode ser encontrada em pulgas nos pelos de ratos. A transmissão acontece quando as pulgas têm contato com os humanos. Uma vez em um corpo humano, a peste pode ser transmitida de um homem para outro pos secreções.
A peste negra teria chegado no continente europeu através dos navios de mercados italianos.
Porém, ela só se torna uma pandemia depois da batalha de Caffa, no ano de 1343, em que solados foram dizimados por um surto de peste negra. Depois disso, a doença se espalhou pela cidade e os que conseguiram fugir levaram a peste para muitas cidades europeias.