No mundo dos negócios, nem todo pagamento é feito em dinheiro. Um exemplo dessa variedade é a permuta, um tipo de negociação de troca de produtos ou serviços de interesse das duas partes. Apesar de ser um tipo de pagamento comum, muitas pessoas ainda não sabem o significado.
Se você nunca fez uma negociação desse tipo, a seguir, na matéria desta quinta-feira (15) do Notícias Concursos, você conferirá o que é a permuta. Saberá também quais são os tipos e os cuidados necessários ao realizar esse tipo de negociação.
A permuta é um tipo de negociação muito comum, em que as partes envolvidas trocam produtos, serviços ou propriedades como pagamento, sem o uso de dinheiro. Se houver concordância entre as partes sobre o que será trocado, os bens não precisam ser da mesma espécie, mas deve haver equivalência de valores.
Esse tipo de negociação é muito utilizado entre a área de venda e influenciadores digitais. Por exemplo: uma loja de roupas quer divulgar seus produtos e contrata um influenciador para isso, com pagamento por permuta. Neste caso, ao invés de receber em dinheiro, ele receberá seu pagamento em produtos, no caso roupas.
Mas antes de fazer esse tipo de negociação, é importante que as partes coloquem os valores na ponta do lápis. Assim, entenderão se esse tipo de pagamento realmente compensa.
Existem alguns tipos de permuta para cada negociação. As principais são: a permuta de imóveis, marcas e influenciadores digitais ou de agências e blogueiros de viagem. Confira abaixo como funciona cada situação.
Este tipo de permuta envolve a negociação de imóveis, como casas e apartamentos. Nada mais é do que a troca de um imóvel com outra pessoa que também tenha um imóvel do seu interesse, sem envolver pagamento em dinheiro. Dependendo do caso, se um imóvel valer mais que o outro, a diferença pode ser paga em dinheiro para o proprietário do imóvel mais caro.
Este é o tipo mais comum de permuta. Quando uma marca contrata um influenciador digital para fazer as divulgações de produtos e serviços nas redes sociais, e faz o pagamento com produtos ou serviços da própria marca.
Outro exemplo são as parcerias entre blogueiros de viagem, que compartilham suas experiências nas redes sociais e agências de turismo. Nesta parceria, as agências oferecem pacotes de viagens ou passagens grátis para que os blogueiros façam a divulgação da agência. Trata-se de uma negociação vantajosa para as duas partes.
Antes de redigir e assinar um contrato de permuta, ambas as partes devem concordar em arcar igualmente com as despesas de documentação e tributação referentes à transferência dos bens, como no caso de permuta de imóvel. No caso de troca de bens materiais, o valor precisa ser o mesmo ou então a diferença terá que ser paga em dinheiro. Todos os termos devem ser alinhados entre as duas partes e ambos devem concordar com todos os itens do contrato.