Você sabe o que é ter propósito? Já pensou aonde quer chegar com as atividades que você coloca em prática, todo os dias? Já se imaginou daqui 10 ou 20 anos? Tem pensado sobre o futuro?
Nós sabemos, esses questionamentos tendem a ser um pouco assustadores em algumas circunstâncias. E esse “assustador” se deve a um fato: nós temos medo do desconhecido.
Isso quer dizer que sempre sentiremos um desconforto, mesmo que pequeno, quando pensarmos no futuro e em tudo o que nos espera. Faz parte.
Essa ansiedade é sentida de maneira natural para que possamos tomar decisões e fazer planos que nos levem aos melhores caminhos.
Por isso, refletir sobre o que é ter propósito e qual é o seu propósito pode ser difícil, mas é importante e gratificante depois.
E dentro desse cenário, trouxemos questionamentos e reflexões que podem ajudar você a pensar sobre isso. Acompanhe este texto até o fim e saiba mais!
Ter um propósito é saber quais são os seus objetivos de longo prazo. É ter a mente ancorada em uma meta lá na frente, e se pautar nisso mesmo quando os dias estiverem difíceis.
O propósito nos ajuda a evitar a procrastinação e a manter os pés no chão quando o desejo de “desistir de tudo” aparece. Trata-se de algo que tende a dar mais motivação e foco para todas as pessoas que se propõem a pensar no assunto.
Afinal, quem nunca se sentiu motivado quando imaginou o resultado de determinadas ações? Pois é!
Só que diferente das pequenas metas que temos ao longo de nossas vidas, o propósito é visto como algo maior. Ele está relacionado com uma “linha de chegada”, e o caminho para chegar até ele é árduo, longo, mas muito construtivo.
Uma pessoa pode ter o propósito de se formar na faculdade dos sonhos, ou de formar uma família. Há quem tenha o propósito de ser o gerente de uma grande empresa, e assim por diante.
Você é quem deve reconhecer qual é o seu propósito. Seja ele para daqui 10, 20 ou 30 anos. Não importa. O que importa é o seu autoconhecimento na hora de analisar o que você almeja e o que dá sentido à sua vida.
Além de você pensar sobre o que é ter propósito, considere o fato de que, com o passar do tempo, ele pode mudar.
Isso quer dizer que o que você está desejando fortemente hoje, pode ser diferente daquilo que você desejará daqui 10 anos. E não há problema nenhum nisso.
Nós sempre devemos alinhar o nosso propósito com aquilo que nos faz feliz e traz sentido para o nosso viver. E isso significa que, de vez em quando, mudaremos de ideia.
Afinal, imagine se você escolhesse o seu propósito de vida na adolescência? Como poderia segui-lo até a terceira idade? É muito fácil você mudar de ideia entre os 15 e 70 anos de idade, concorda?
Por isso, se você passar pela temida “crise existencial”, não tenha medo. Ela faz parte do processo de crescimento pessoal e vai lhe ajudar a encontrar novos propósitos incríveis e valiosos. Basta você escutar…