A economia é um dos pontos principais para quem deseja conquistar algo na vida, para quem tem sonhos e pretende realizá-los, seja a curto, médio ou longo prazo. Mas, para isso, é preciso colocar as finanças pessoais em dia, de uma forma ou de outra. Então, que tal conhecer o método 50-15-35?
Na teoria, poupar é bem simples e fácil, parecendo que é só separar um dinheirinho e pronto. Infelizmente, na prática, é algo bem diferente. Mas, que bom que existem técnicas que podem nos ajudar a economizar e colocar as finanças pessoais no jeito. Por isso, o Notícias Concursos, na matéria desta sexta-feira (21) falará sobre o método 50-15-35.
Mesmo sendo algo simples de fazer para economizar dinheiro, o método não é indicado para todos os indivíduos. Dessa forma, antes de aplicá-lo, você precisa avaliar a situação financeira, observando se ela se encaixa ao seu estilo de vida.
Na regra dos 50-15-35 há uma divisão da renda mensal. Cada número representa um percentual que terá o seu destino voltado para as suas despesas.
Para isso, será preciso categorizar os gastos essenciais, as prioridades financeiras, bem como o estilo de vida. Dessa forma, veja como as divisões ficam:
Sequencialmente, você confere quais os gastos se encaixarão em cada uma das categorias.
Esse tipo de gasto é aquele que você todo mês precisa pagar, tal como conta de luz, água, aluguel, bem como gasolina, mensalidade escolar, transporte público, etc. O certo é são esses gastos ocuparem apenas 50% do orçamento.
Caso o valor fique menor do que o planejado, remaneje para outras divisões. Contudo, caso os gastos consumam mais do que os 50% das despesas mensais, reorganize as contas e reveja seu padrão de vida.
A prioridade financeira é a dívida que você tem que quitar. Mas, se não tiver nenhuma pendência, utilize esses 15% em algum tipo de investimento.
No momento, existem possibilidades para aplicações. Dessa forma, busque por uma que esteja de acordo com seu perfil de investidor.
Outra boa opção é utilizar o dinheiro e fazer a reserva financeira. Se quiser, faça o planejamento da futura escola do seu filho. Quem sabe, investir em previdência privada?
Esses são os gastos com academia, bem-estar, passeios, diversão, etc. Eles não devem ultrapassar os 35% do orçamento. Contudo, vale destacar que tais despesas são tidas como “secundárias”, ou seja, precisam estar atrás dos gastos essenciais e prioridades financeiras. Isso significa que você tem que pagar todas as contas antes de tudo.
Esse método serve, especialmente, para se enxergar melhor os gastos, bem como para onde está indo seu dinheiro. Mas, a técnica contribui também em outros quesitos. Veja como pode ser útil:
Com o método 50-15-35, suas finanças pessoais poderão ser finalmente equilibradas. Assim, aos poucos, você conseguirá utilizar o percentual da forma correta, “redondinho”.