As moedas que muitas pessoas têm na carteira ou no fundo da gaveta podem valer verdadeiras fortunas. Aliás, você sabia que algumas moedas de 10 centavos podem valer até 450 vezes o seu valor de face? Isso pode até parecer algo improvável, mas existem pessoas dispostas a pagar muito dinheiro por modelos raros.
Em resumo, a venda de moedas raras vem crescendo significativamente no Brasil nos últimos tempos, principalmente após a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. Isso porque, para celebrar a realização do evento esportivo mundial no país, o Banco Central lançou 17 moedas de 1 real com estampas de modalidades olímpicas e paraolímpicas.
As peças foram exclusivas para aquele momento, ou seja, o BC não lançou as peças posteriormente. Com isso, as moedas se tornaram muito procuradas, uma vez que eram raras, já que sua tiragem foi bem limitada e sua aquisição se tornou algo muito difícil de acontecer.
Cabe salientar que não são apenas essas moedas que se valorizam no país. Existem outras características buscadas pelos colecionadores. Portanto, outros modelos, fabricados em anos diversos, também podem valer muito dinheiro no país, contanto que atraiam a atenção das pessoas de alguma maneira.
Por que uma moeda se valoriza com o tempo?
Muitas moedas fazem sucesso entre os colecionadores e passam a ter valores muito altos. Isso acontece devido a características únicas destes modelos, encontradas em poucos exemplares. A propósito, as principais características que valorizam um item são:
- Exemplares fabricados para datas comemorativas;
- Modelos com erro de cunho ou fabricação;
- Poucos exemplares produzidos;
- Poucas unidades em circulação no país.
Em resumo, essas são as principais características que tornam uma moeda mais valiosa. Como os colecionadores buscam itens raros e únicos, estes fatores chamam a atenção e os fazem pagar caro para terem os itens.
Veja as moedas de 10 CENTAVOS que valem até R$ 45
A saber, a Casa da Moeda fabrica o dinheiro no Brasil, conforme os pedidos feitos pelo Banco Central do Brasil. Em algumas ocasiões, como datas comemorativas e momentos de celebração, o BC costuma solicitar a fabricação exclusiva e limitada de alguns exemplares. Geralmente, são estes modelos que costumam valer uma fortuna devido à sua quantidade restrita.
Contudo, existem outras características que fazem uma moeda valer mais do que elas representam. No caso das moedas de 10 centavos abordadas nesse texto, um erro de fabricação elevou em 450 vezes o seu valor, para R$ 45. A propósito, tratam-se de exemplares fabricados entre 2011 e 2021.
Isso quer dizer que as pessoas têm muitas chances de encontrar uma moeda de 10 centavos com defeito, já que os itens são recentes. Aliás, a falha que elevou o valor destes itens se refere ao cavalo, sob o qual está montado o imperador Dom Pedro I, em alusão à Proclamação da República.
De acordo com o catálogo de Moedas com Erro de Fabricação, o cavalo está duplicado. Nem todos percebem, mas algumas moedas de 10 centavos possuem um tipo de sombra do cavalo, que já foi encontrada em várias posições, tanto acima quanto abaixo do cavalo.
Como vender estes itens raros?
Os interessados em vender seus exemplares podem conseguir isso através de diversas maneiras. Confira abaixo as principais formas de vender moedas raras para colecionadores.
- Entrar em grupos de colecionadores em redes sociais, como o Facebook;
- Acessar lojas especializadas na compra e na venda de moedas raras, tanto físicas quanto online;
- Participar de leilões de moedas raras, principalmente de itens que tenham alto valor;
- Buscar plataformas online como Mercado Livre e Shopee, pois possuem muitos usuários interessados em colecionar moedas raras.
Em síntese, os especialistas afirmam que o melhor é manter a moeda conservada em algum saquinho ou papel filme para que ela mantenha as suas formas originais, visto que o manuseio sem cuidado pode desgastar a peça. Isso pode ser feito com outros modelos, que podem se valorizar com o passar do tempo.
Por fim, as pessoas devem aumentar o conhecimento no tema e ganhar experiência no mercado para conseguirem preços justos. Os leilões oferecem um ambiente competitivo, aumentando as chances de venda das moedas a preços mais elevados. Por isso, o mais indicado é se aprofundar no tema antes de querer vender os itens raros.
Tenho mais ou menos uns 10 quilos de moedas brasileiras e estrangeiras, com defeitos ou não.
Como posso vende-las?