Se você bebe pouca água, pode não notar os efeitos desse comportamento agora, mas, na realidade, poderá se deparar com uma série de consequências com o passar do tempo. Por isso, neste texto nós reunimos algumas considerações que você deve levar em conta sobre esse assunto, a fim de manter a hidratação e impedir comportamentos que possam colocar a sua saúde em risco. Acompanhe.
Apesar de muitas pessoas afirmarem que bebem pouca água por, simplesmente, “não ter sede”, a verdade é que esse comportamento pode causar danos séries à saúde.
Primeiramente, devemos ter em mente que a sede aparece quando o processo de desidratação já começou. Portanto, devemos beber água, aos poucos e ao longo do dia, quando essa sensação ainda não apareceu. E quando ela aparece, o consumo de água é muito importante.
Caso contrário, podemos nos deparar com consequências como:
A função renal pode ficar comprometida quando não bebemos água o suficiente. Isso porque os rins precisam dessa água para filtrar as toxinas presentes no organismo e “expulsá-las” em forma de urina depois. Se não houver água o suficiente, essa função pode ser abalada negativamente, causando problemas renais e o aparecimento dos temidos cálculos, por exemplo.
Os problemas digestivos e de constipação também são muito recorrentes quando se bebe pouca água. Afinal, o líquido tem a função de auxiliar no processo digestivo e na formação do bolo fecal. Isso quer dizer que a falta de água pode causar o ressecamento das fezes, por exemplo, resultando em prisão de ventre e mal-estares envolvidos com essa condição de saúde.
A nossa pele precisa de água para se manter hidratada, macia e protegida contra o ressecamento e alguns tipos de irritações. Afinal, nem só de cosmético vive uma pele saudável, não é mesmo?
Portanto, se você bebe pouca água, pode começar a observar uma pele muito mais ressecada e com aspecto irritado, podendo sofrer com coceira e descamação em algumas situações. Fique atento a esses sinais, ok?
A desidratação pode causar um aumento na sensação de fadiga e de cansaço ao longo do dia. É muito comum a pessoa se sentir exausta, sem energia e até mesmo com algum mal-estar. Sendo assim, se você tem se sentido muito fatigado, mesmo quando dorme bem, pode ser que a quantidade de água ingerida não tenha sido suficiente. Vale a pena refletir sobre isso.
Por fim, não podemos nos esquecer de que a água também ajuda o nosso corpo a regular a sua temperatura. Por isso, nos dias mais quentes nós suamos: a fim de que o calor excessivo não prejudique a nossa saúde.
Porém, se a quantidade de água é escassa no corpo, o suor pode ser reduzido e o controle da temperatura corporal afetado. Por isso, se você bebe pouca água, lembre-se desse risco, afinal, elevar a temperatura do corpo demasiadamente pode fazer mal à saúde.
Cuide-se e hidrate-se!