Se você é beneficiário do Cadastro Único e possui uma antena parabólica, fique ligado nesta notícia. É possível que você tenha direito a receber um kit antena digital de forma gratuita. Isso acontece por conta da implantação do 5G no Brasil e a necessidade de adaptação das antenas parabólicas para evitar interferências.
Com a chegada da nova tecnologia no país, as transmissões de TV via satélite sofrerão algumas alterações. Os canais abertos passarão a ser transmitidos pela Banda Ku, o que implicará na necessidade de substituição dos equipamentos atuais por modelos mais modernos e digitais.
A Siga Antenado é uma Entidade Administradora da Faixa (EAF) de 3,5 GHz, responsável por viabilizar a implantação do 5G no Brasil. Criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ela é formada pelas operadoras Claro, Tim e Vivo, vencedoras dos lotes nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa dos 3.5 GHz.
Como parte do processo de transição, a Siga Antenado irá disponibilizar kits de antenas digitais gratuitos para os beneficiários do CadÚnico, oferecendo a melhor qualidade de imagem e som, além de equipamentos modernos e com maior tecnologia.
Para ter direito ao kit gratuito da antena digital, é necessário atender aos seguintes critérios:
Importante destacar que, inicialmente, a mudança ocorrerá apenas nas capitais brasileiras. Os beneficiários que se enquadrarem nos requisitos poderão realizar o agendamento com o Siga Antenado, escolhendo o dia e horário mais conveniente para a instalação do kit digital gratuito.
A solicitação do Kit Antena Digital pode ser feita de forma simples pelos interessados. Para isso, será necessário efetuar um pedido por meio da central de atendimento da Anatel, pelo número 0800-729-2404. Além disso, caso prefira, você pode solicitar o equipamento pela internet, no site do programa Siga Antenado.
No momento que estiver acessando o site, será necessário seguir os seguintes passos:
Após informações de identificação pessoal, o interessado deverá responder o questionário, e então definir o dia e o horário para instalação do kit. Nesse caso, um técnico especializado deve comparecer para verificar se um novo aparelho é necessário ou não.
Caso não seja inscrita no banco de dados do CadÚnico, basta eleger um representante legal, que deve ter, no mínimo, 16 anos e ser preferencialmente do sexo feminino. Feito isto, o responsável deve se dirigir ao Centro de Referências em Assistência Social (CRAS) da sua região.
Na ocasião, ele deve apresentar ao menos o seu título de eleitor e CPF. No entanto, o cadastro é de todo grupo familiar, sendo assim, será necessário ter em mãos ao menos um dos documentos de cada membro da família listados abaixo: