A quarta rodada de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep será liberada para 4,4 milhões de brasileiros com carteira assinada e servidores públicos nesta nova semana de maio. De acordo com informações oficiais, o dinheiro extra será pago para vários grupos de trabalhadores.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o valor total dos benefícios neste mês chegará a R$ 4,4 bilhões. Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores do setor privado receberão PIS por meio da Caixa Econômica Federal. Já outros 545 mil são servidores elegíveis ao Pasep pagos pelo Banco do Brasil.
Neste mês, vão receber o PIS (Programa de Integração Social), os trabalhadores que nasceram em maio e em junho. Já os funcionários públicos com Insc. Nº Final 4 e 5 recebem o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
O abono salarial PIS/Pasep é pago aos trabalhadores que reúnam os seguintes critérios:
O abono salarial é um benefício pago anualmente aos trabalhadores brasileiros que atendem aos requisitos estabelecidos pelo governo federal. O pagamento do PIS/Pasep pode ser realizado através da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, dependendo do vínculo empregatício do trabalhador.
Caso o trabalhador tenha vínculo empregatício com uma empresa que possui convênio com a Caixa Econômica Federal, o pagamento do abono salarial será realizado por meio desta instituição financeira.
Nesse caso, o trabalhador pode receber o benefício em qualquer agência da Caixa ou em um dos terminais de autoatendimento do banco, utilizando o seu cartão cidadão.
Já para os trabalhadores que possuem vínculo empregatício com empresas que possuem convênio com o Banco do Brasil, o pagamento do abono salarial será feito através dessa instituição financeira. O trabalhador poderá receber o benefício em qualquer agência do Banco do Brasil, apresentando um documento de identificação com foto.
É importante destacar que o abono salarial é um benefício destinado aos trabalhadores que possuem vínculo empregatício formal e que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo federal. O valor do abono salarial varia de acordo com o tempo de trabalho no ano-base. Consulte o valor no app oficial da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.