Os vilões do bem-estar e da saúde no trabalho podem estar “impregnados” na sua rotina sem que você se dê conta. Por isso, fazer uma autoanálise profissional é fundamental para criar uma atmosfera mais saudável para si mesmo.
Quer saber quais são os vilões para, a partir disso, trabalhar em melhorias? Então veja este conteúdo até o fim!
Os principais vilões do bem-estar e da saúde no trabalho precisam ser “cortados” o quanto antes, caso você queira construir uma rotina muito mais produtiva e motivadora. Veja quais são eles e comece a riscá-los do seu cotidiano:
A falta de organização é um dos principais vilões do bem-estar e da saúde no trabalho. E isso vale tanto para a organização das tarefas, quanto para a organização da sua mesa. Se o seu ambiente físico de trabalho for totalmente desorganizado, você estará enviando uma série de gatilhos ruins para o seu cérebro.
A poluição visual pode sobrecarregar a mente e, consequentemente, o corpo. Da mesma forma, isso ocorre quando você não tem métodos e seu computador é carregado de arquivos misturados e bagunçados.
Ficar deixando para depois o que deveria ser feito agora é um dos erros mais graves. Isso porque você acaba sobrecarregando o seu “futuro eu”, além de que, no presente, você não se sente 100% satisfeito e relaxado com o que faz.
Logo, a sensação de bem-estar vai se desmanchando e abrindo caminho para angústias e ansiedades.
Um dos erros, que é visto como um dos vilões do bem-estar e da saúde no trabalho, que muitas pessoas cometem achando que estão fazendo algo bom é com relação à aceitar “tudo” que pedem.
Esse erro pode atrapalhar a sua rotina, sua organização e, ainda, provocar uma sobrecarga de tarefas que levam à exaustão física e mental.
Se você não sabe fazer alguma coisa, pergunte! Não tenha medo de não saber. Ninguém nasce sabendo das coisas, concorda? Então por que se maltratar por conta disso? Seja humilde e solicite ajuda quando for necessário.
Um dos principais vilões do bem-estar e da saúde no trabalho é trabalhar sem saber elencar as suas prioridades. Por não saber elencar, você pode acabar fazendo algo que é menos importante, deixando uma pendência primordial em aberto.
Por isso, comece a analisar melhor as demandas que chegam até você. Avalie quais devem ser executadas no hoje, e quais devem ser deixadas para mais tarde. Fique de olho na dificuldade de execução e também no prazo da tarefa.
A ausência de bons hábitos fora do ambiente de trabalho também prejudica a sua saúde e o seu bem-estar. Se você é sedentário, alimenta-se mal, dorme de forma desregulada e não liga muito para a sua saúde mental, como poderá ser saudável no trabalho?
Pense sobre isso e comece a estabelecer estratégias que barrem os vilões do bem-estar e da saúde no trabalho!