Enem e Vestibular

Vestibular Unificado IDOMED 2023/2: provas acontecem neste domingo (18)

O IDOMED, Instituto de Educação Médica, é o encontro das escolas de Medicina de alguns centros universitários brasileiros, como a Estácio, a FAMEAC, a Unijipa, a FAPAN e o UniFacid.

O processo seletivo para a seleção de novos alunos acontece através de um vestibular unificado. As provas do Vestibular de Medicina 2023/2 IDOMED serão aplicadas neste domingo, dia 18 de junho. Assim, é fundamental que você saiba como a prova irá funcionar e quais deverão ser os seus próximos passos no vestibular.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com tudo que você precisa saber sobre a prova do Vestibular Unificado IDOMED 2023/2. Vamos conferir!

Vestibular Unificado IDOMED 2023/2: provas acontecem neste domingo (18)

O Vestibular Unificado IDOMED 2023/2 prevê a aplicação de uma prova no dia 18 de junho, a partir das 9h. 

O exame será aplicado de forma presencial nas seguintes cidades: Alagoinhas/BA, Angra dos Reis/RJ, Brasília/DF, Canindé/CE, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Juazeiro do Norte/CE, Juazeiro/BA, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Ji-Paraná/RO. Os candidatos poderão conferir o próprio local de prova no próprio Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

A prova do vestibular será composta por uma proposta de redação (valendo 10 pontos) e por 60 questões de múltipla escolha (objetivas), valendo 90 pontos. As perguntas irão abordar conteúdos estudados ao longo do ensino médio e serão distribuídas da seguinte forma:

  • 15 questões de Linguagens (incluindo uma Língua Estrangeira, que será Espanhol ou Inglês dependendo da escolha do candidato);
  • 6 questões de Matemática;
  • 33 questões de Ciências da Natureza;
  • 6 questões de Ciências Humanas.

Segundo as informações divulgadas, a prova terá uma duração máxima de 4h30. Além disso, é recomendado que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência no domingo. 

Mais informações sobre a prova podem ser encontradas no edital do Vestibular Unificado IDOMED 2023/2.

Vestibular Unificado IDOMED 2023/2: o que levar no dia da prova?

No dia da prova, os candidatos deverão levar o próprio Cartão de Confirmação de Inscrição, emitido pela IDOMED no dia 12 de junho de 2023. O documento está disponível na área do candidato no site do Econrio e deve ser impresso pelos candidatos.

Além disso, os candidatos deverão levar também uma caneta esferográfica de corpo transparente, com tinta preta ou azul escuro, e um documento de identidade original com foto. Segundo as informações divulgadas, não será aceita fotocópia do documento de identificação e nem documento eletrônico.

Outros materiais e objetos são proibidos e não podem ser levados pelos candidatos no dia de prova, como boné, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, relógio de qualquer tipo, e quaisquer dispositivos eletrônicos. 

No dia da prova, só será permitida a saída do candidato depois de uma hora do início da prova. Os três últimos participantes só poderão sair da sala juntos.

Vestibular Unificado IDOMED 2023/2: próximos passos

O gabarito da prova será divulgado de forma online neste domingo, dia 18 de junho, a partir das 20h. Os candidatos poderão enviar recursos quanto ao gabarito na segunda-feira, dia 19 de junho. Os recursos serão analisados e, posteriormente, as notas dos participantes serão divulgadas no dia 23 de junho.

Diversas vagas estão sendo oferecidos por meio do Vestibular IDOMED. Imagem: IDOMED/Reprodução

 

Por fim, o resultado final do Vestibular Unificado IDOMED 2023/2 será divulgado no dia 29 de junho. Os candidatos aprovados deverão realizar os procedimentos de matrícula entre os dias 03 e 05 de julho, de forma presencial na instituição escolhida.

Vestibular Unificado IDOMED 2023/2: vagas disponíveis

Através do Vestibular Unificado 2023/2, as instituições que integram o IDOMED irão oferecer vagas para o curso de Medicina. Veja o número de vagas disponíveis em cada instituição participante a seguir:

  • UNESA – Rio de Janeiro: 69 vagas;
  • UNESA – Angra dos Reis: 16 vagas;
  • Estácio – Ribeirão Preto: 14 vagas;
  • Estácio – Jaraguá do Sul: 28 vagas;
  • Estácio – Alagoinhas: 21 vagas
  • Estácio – Juazeiro: 20 vagas;
  • Estácio – Canindé: 7 vagas;
  • Estácio – Juazeiro do Norte: 20 vagas;
  • Estácio – Iguatu: 9 vagas
  • Estácio – Unijipa: 11 vagas;
  • UniFacid – Teresina: 20 vagas.