A Universidade Estadual do Paraná, conhecida como UNESPAR, é uma instituição de ensino superior mantida pelo Governo do Estado do Paraná.
Se você deseja fazer parte do processo seletivo para estudar nessa instituição, é fundamental que você conheça algumas informações muito importantes sobre o vestibular da UNESPAR. Vamos conferir!
O edital para o vestibular 2023 ainda não foi disponibilizado para o público. Porém, mesmo antes da disponibilização do documento, a UNESPAR divulgou que período de inscrição que será entre os dias 02 de agosto e 03 de outubro de 2023, com previsão de aplicação das provas na data de 06 de novembro de 2023, nas mesmas cidades em que a universidade mantém seus campi (Curitiba, Campo Mourão, Apucarana, Paranaguá, Paranavaí, São José dos Pinhais e União da Vitória). Serão oferecidas vagas em setentas cursos.
A comissão organizadora do vestibular irá destinar 50% das vagas totais do vestibular para estudantes que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas e para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.
Os 50% das vagas ficam assim distribuídos: 25% para estudantes vindos das escolas públicas, 20% para estudantes vindos de escolas públicas que se declararem pretos e pardos e 5% para as pessoas que se declaram indígenas ou portadores de deficiência.
Ao fazer sua inscrição, você deverá escolher se fará a prova pela ampla concorrência ou pelo sistema de cotas.
Em sua última edição do vestibular, cuja seleção foi feita pela classificação das notas do ENEM, a UNESPAR ofereceu mais de três mil vagas para diversos cursos. A escolha por essa forma classificação aconteceu devido ao andamento da pandemia de COVID-19 na ocasião.
Se forem seguidas as regras de classificação que vigoraram nos anos anteriores, as formas para ingresso na UNESPAR acontecerão por dois caminhos:
No momento de inscrição, o candidato deve optar por uma língua estrangeira, Inglês ou Espanhol, a cidade e o campus no qual pretende fazer a prova e a cidade em que pretende estudar.