Todos nós sabemos que o vestibular da Unesp, que permite o acesso à Universidade Estadual Paulista, é um dos mais disputados do Brasil. Assim, saber como esse exame funciona faz parte da preparação que você deve ter para enfrentá-lo quando chegar a hora.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas informações sobre como é o formato da prova e quais são os tópicos abordados por cada uma das duas fases.
Na primeira fase do vestibular da Unesp, o candidato deve enfrentar, em cinco horas, o desafio de responder 90 questões propostas. Fazendo-se os cálculos, podemos descobrir que os estudantes possuem apenas três minutos e trinta e três segundos, aproximadamente, para resolver cada uma das questões. Assim, para que você possa se preparar mais, vamos descobrir quais são os assuntos cobrados nessa primeira fase.
Três grandes áreas são cobradas na primeira fase do vestibular da Unesp. São elas:
Cada área possui 30 questões. Podemos observar que 1/3 da prova é composto por humanas e por linguagens. Assim, se o seu objetivo é ir bem na prova da primeira fase, foque nessas duas áreas!
De uma forma geral, todo o conteúdo do ensino médio poderá ser cobrado nas questões de literatura e linguagens, uma vez que não existe uma lista de livros obrigatórios. Mesmo assim, o aluno que tem por hábito ler muito e se empenhar nessa habilidade poderá levar vantagem, já que várias perguntas são elaboradas com base na interpretação de textos clássicos da literatura.
Ainda, a prova de ciências humanas da primeira fase também aborda alguns tópicos de filosofia e de sociologia. Dessa maneira, não deixe de estudar essas duas matérias.
A segunda fase do vestibular da Unesp é aplicada em dois dias. O primeiro é composto por 24 questões, sendo 12 de Ciências Humanas e 12 de Ciências da Natureza e Matemática. A prova do segundo dia, por sua vez, é formada por 12 questões de linguagem e códigos e uma redação.
Esta é a fase que exige do candidato toda a sua capacidade de redigir, pois além da própria redação, todas as questões deverão ser respondidas de forma dissertativa.