O vestibular da Fuvest permite o acesso dos candidatos à Universidade de São Paulo, conhecida como USP.
A universidade é considerada uma das melhores do país, oferecendo um ensino de qualidade e gratuito. Assim, saber como o vestibular da Fuvest funciona é fundamental e deve fazer parte da sua preparação.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe informações sobre o vestibular, sua estrutura e as principais datas que os candidatos devem ter em mente.
Depois de firmar acordos com outras universidades estaduais, a FUVEST, responsável pela execução do vestibular da USP, divulgou o calendário para a realização das provas.
A primeira fase do vestibular deverá ocorrer no dia 12 de dezembro de 2021 e as inscrições poderão ser feitas a partir do mês de agosto. A divulgação do edital, porém, não tem uma data definida ainda.
Vamos analisar algumas outras datas muito importantes:
Como a maioria dos vestibulares das faculdades públicas do estado de São Paulo, os exames da Fuvest são compostos por duas fases, sendo a primeira delas eliminatória e a segunda, por sua vez, classificatória.
A prova da primeira fase do vestibular da Fuvest é composta por 90 questões objetivas, que abrangem conhecimentos do conteúdo do ensino médio. A prova deve ser realizada em até cinco horas.
O primeiro dia de prova da segunda fase da Fuvest é composto por uma redação. Essa deve ser realizada em modelo dissertativo-argumentativo pelos candidatos.
Além disso, o candidato terá que responder 10 questões sobre língua portuguesa de maneira dissertativa, em que serão avaliadas as suas capacidades de ler, interpretar e dissertar a respeito de textos fornecidos. Dentre essas questões se encontram aquelas sobre os livros obrigatórios.
No segundo dia da segunda fase, os candidatos terão que responder 12 questões dissertativas de duas a quatro matérias, dependendo do curso escolhido.
Ainda, a prova de habilidades específicas será aplicada aos candidatos que se candidatarem aos cursos de Artes Cênicas, Música e Arte Visual.