O cubismo foi uma das vanguardas europeias do século XX. Assim, surgido na França, em um período de quebra dos padrões estéticos, o cubismo trazia nas suas obras a valorização das formas geométricas.
Apesar de se fazer mais forte nas artes plásticas, o cubismo se fez presente na ciência e também na literatura. Desse modo, influenciou todo um período.
Assim, pensando na importância do movimento e na sua presença no Enem e em vestibulares tradicionais, apresentamos cinco das obras mais relevantes do cubismo, confira!
A obra Pietà é do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro está atualmente no acervo do Museu de Arte Contemporânea, em São Paulo. Como é possível observar, é marcado pelas formas geométricas com cores neutras.
Uma das mais famosas obras do período, Guernica é de um dos maiores representantes do cubismo, o pintor Pablo Picasso. Na obra, Picasso retrata uma cena de guerra tendo, então, como inspiração a Guerra Civil Espanhola.
Já a obra Sad young man on a train é de Raymond Duchamp-Villon, um grande escultor cubista que inovou dentro do movimento. Nesse sentido, sua obra apresenta efeitos de movimento. Assim, havia a quebra dos desenhos sistemáticos.
Também muito famosa, a obra As senhoritas d’Avignon, também de Pablo Picasso, é a primeira obra considerada completamente cubista. A obra mostra mulheres nuas em traços geométricos e está atualmente em um museu de Nova York.
Por fim, apresentamos Casas em L’Estaque. Essa obra é de Georges Braque, um dos fundadores do cubismo. A tela de paisagem urbana é toda constituída por casas que assumem o formato de cubo.
E aí? Gostou do resumo? Então deixe aqui o seu comentário!