Os grandes vestibulares do país exigem todos os anos listas de obras literárias obrigatórias que devem ser lidos e estudados pelos vestibulandos.
Apesar de não ser o mais eficaz, a maioria dos estudantes prefere estudar por resumos escritos por outrem. Contudo, a leitura dedicada dos livros é a melhor maneira de obter bons resultados nas questões referentes às obras literárias obrigatórias.
Por esse motivo, apresentamos cinco dicas fundamentais para estudar cada uma das obras de forma completa e garantir uma ótima nota. Confira!
Primeiramente, é preciso ler os livros por completo e com toda a atenção possível. Como dito, muitos preferem ler os resumos, no entanto, ler toda a obra é o correto para garantir a eficácia dos estudos. Então, além de ler a obra do início ao fim, o vestibulando precisa fazer uma leitura cuidadosa. Ou seja, uma leitura com foco nos principais aspectos do livro e que capte os elementos fundamentais da obra.
Além disso, a leitura dever considerar os aspectos mais cobrados. Assim, antes de inciar os estudo das obras literárias obrigatórias é preciso conferir as provas dos anos anteriores e analisar os enunciados das questões para direcionar a leitura.
Uma ótima dica para o estudo das obras é ter um momento de leitura prazerosa. Apesar do caráter obrigatório, é possível se divertir com a leitura das obras. Além disso, estabelecer um ambiente agradável e relaxado para a leitura fará com que o vestibulando retenha melhor as informações.
É imprescindível tomar nota quanto aos principais aspectos da obra, como as personagens principais, o enredo, o tipo de narrador etc. Ao tomar nota durante a leitura, o vestibulando ajuda a sua mente no processo de memorização e cria ainda um material para realizar uma posterior revisão na reta final.
Por fim, antes de ler as obras ou durante a leitura delas, o vestibulando deve buscar o contexto histórico na qual foi escrita, pois certamente este interferiu nos aspectos estéticos e sociais da obra. Além disso, o estudante poderá associar o livro a um movimento artístico e literário, o que facilitará a compreensão da totalidade da obra.
E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui seu comentário!