A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulgou o resultado final dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2023/2. Desse modo, os candidatos já podem conferir as respostas finais no site da instituição.
Puderam solicitar o benefício da isenção os estudantes que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e aqueles que podem comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de documentação específica.
Conforme o edital, os candidatos cujos pedidos forem negados definitivamente deverão realizar o pagamento da taxa, caso queiram participar do Vestibular 2023/2.
Além disso, a UTFPR liberou nesta segunda-feira, dia 15 de maio, a lista preliminar das solicitações de atendimento especializado. Os pedidos foram recebidos durante o período de inscrição, conforme determinação do edital.
De acordo com a UTFPR, os candidatos com o resultado indeferido poderão contestar o resultado com a interposição de recursos no período de 16 a 17 de maio de 2023. Para interpor recurso, é necessário acessar o Portal do Candidato e protocolar recurso quanto à situação.
Essa edição do Vestibular UTFPR é a edição de retomada do processo seletivo realizado pela própria instituição. Há 13 anos a UTFPR tem realizado a seleção de novos alunos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Assim, a classificação dos inscritos será feita por meio do desempenho obtido pelos inscritos em exame realizado pela UTFPR. De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular de Inverno 2023 está marcada para o dia 4 de junho de 2023.
O exame terá como base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Desse modo, a UTFPR vai aplicar uma avaliação composta por 60 questões sobre conteúdos do Ensino Médio e por uma proposta de redação em Língua Portuguesa.
A prova objetiva contará com questões de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês), Filosofia e Sociologia.
De acordo com o edital, a oferta total da UTFPR é de 3.006 mil vagas para ingresso em 107 cursos de graduação de diversas áreas. O ingresso dos aprovados no Vestibular 2023/2 será no 2º semestre letivo deste ano.
O edital estabelece ainda que as oportunidades estão distribuídas entre os treze campi da instituição: Apucarana, Mourão, Procópio, Curitiba, Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
Há reserva de parte das vagas de acordo com a Lei de Cotas, ou seja, para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Nesse sentido, dentro das vagas reservadas, existe percentual de vagas para negros, pardos e indígenas (PPI) e para pessoas com deficiência (PcD). Os aprovados dentro do sistema de cotas deverão comprovar os critérios para realizar as matrículas.
De acordo com o cronograma, a universidade deverá divulgar o resultado preliminar no dia 19 de junho de 2023. Caberá interposição de recursos. Os interessados poderão contestar esse resultado até o dia 21 de junho.
Após a análise dos recursos, a UTFPR divulgará o resultado final do Vestibular de Inverno – 2023/2, com a lista de convocados em 1ª chamada, no dia 17 de julho de 2023.
Na mesma data a UTFPR deve publicar as orientações e prazos para o registro acadêmico dos convocados para o preenchimento das vagas. A lista de documentos cuja entrega é obrigatória para a matrícula está disponível no edital.
Confira mais informações no site da UTFPR.
Leia também Uerj divulga CCI com os locais de prova do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024; saiba mais.