A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplicará nos dias 6 e 7 de janeiro as provas da 1ª fase do Vestibular 2021. Para isso, devido à pandemia da covid-19, a universidade preparou um esquema especial para a aplicação das avaliações de modo a atender às regras de biossegurança contra o coronavírus.
Nesse sentido, como informou o diretor da comissão organizadora (Comvest), José Alves de Freitas Neto, ao portal G1, o Vestibular 2021 da Unicamp terá uso recorde de salas para a aplicação das provas. Além disso, o representante da Comvest afirmou que a universidade comprou 2 mil litros de álcool em gel e 25 mil máscaras para a proteção facial para os fiscais e profissionais de apoio na aplicação do exame.
De acordo com Freitas Neto, enquanto na edição anterior do vestibular foram usadas 1.502 salas, nesta edição as provas serão aplicadas em 3.381 salas. Além disso, a aplicação ocorrerá em 62 escolas. O diretor da Comvest afirmou ainda que a comissão atuará para garantir o distanciamento de 1,5 metro entre os participantes dentro e fora das salas. A limpeza das salas, corredores e banheiros das escolas será intensificada nos dois dias de aplicação da 1ª fase, que anteriormente, ocorria em apenas um dia.
A 1ª fase ainda passou por algumas mudanças para melhor se adequar ao contexto de pandemia. Desse modo, houve uma redução no número de questões da prova. Geralmente a prova conta com 90 questões objetivas, mas no Vestibular 2021 terá apenas 72. Além disso, a prova não trará questões interdisciplinares. A Unicamp reduziu ainda o tempo de prova de cinco para quatro horas.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Fonte: G1.
Leia ainda MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.