Os chamados “verbos de ligação” são verbos que atribuem determinada característica ao sujeito, indicando um certo modo, estado ou sentimento.
Perguntas sobre esse tipo de verbo aparecem com frequência em provas de português dos vestibulares e dos concursos. Ainda, é fundamental que você saiba utilizar os verbos de ligação corretamente para escrever bons textos e garantir um alto desempenho na redação de qualquer exame que você for fazer.
Os verbos de ligação, também denominados de verbos copulativos, possuem como objetivo principal ligar o sujeito de uma determinada frase ao seu predicativo.
Dentre os principais verbos de ligação, ou seja, aqueles que são mais usados por nós quando escrevemos os textos e que mais aparecem nas provas, podemos citar: andar, ficar, estar, continuar, permanecer, parecer, tornar-se, viver e virar.
Ainda, devemos destacar que esses verbos podem ser classificados em algumas categorias. São elas: verbos de ligação de estado circunstancial, verbos de ligação de estado permanente, verbos de ligação de mudança de estado e verbos de ligação de continuidade do estado.
Vamos analisar, a seguir, cada uma dessas categorias.
Os verbos de ligação de estado circunstancial são utilizados em referência à uma ação momentânea, seja ela de longa ou de curta duração.
Ainda, podemos citar como exemplos desse tipo de verbo de ligação “estar” e “parecer”.
Os verbos de ligação de estado permanente são utilizados em referência à uma ação com data definida ou que é contínua.
Ainda, outro verbo de ligação de estado permanente é “viver”.
Esse tipo de verbo é utilizado em referência à uma ação que provocou mudanças.
Outros dois verbos de mudança de estado são “ficar” e “virar”.
Os verbos de ligação de continuidade de estado recebem esse nome porque se referem à uma ação ininterrupta.
Ainda, outro verbo de ligação de continuidade de estado é “continuar”.