Durante os dias mais quentes, é muito comum que a maioria das residências utilize ventilador ou ar condicionado para atenuar ao máximo a sensação de calor. Conseguir isso é essencial à noite para descansar adequadamente e adormecer. Contudo, usar esses dispositivos por tantas horas seguidas pode acarretar alguns riscos à saúde.
Existem diferentes tipos de ventiladores que podem ser usados ??em casa: de teto, colocados sobre uma mesa ou ao pé da cama são alguns exemplos. Todos têm a função de refrescar o ambiente, mas, ao mesmo tempo, muitos emitem um som contínuo que pode incomodar algumas pessoas. Para saber se dormir com o ventilador tem efeitos negativos ou não, continue com a leitura.
A princípio, a sensação proporcionada pelo ventilador ligado à noite é gratificante na hora de dormir porque neutraliza o calor do ambiente. Mas, se você mantê-lo ligado por muitas horas, também pode ter um impacto negativo no seu bem-estar.
Estes são os principais riscos à saúde se ficar tomando “ventinho” enquanto dorme:
O ar constante impulsionado pelo ventilador pode causar rigidez muscular, contraturas, causar algum tipo de irritação nos olhos e até garganta seca. Isso acontece especialmente se você dorme de boca aberta.
Além dos problemas de saúde que o uso do ventilador à noite pode causar, também deve ser considerado o gasto energético envolvido. Embora o consumo de eletricidade seja normalmente mais barato à noite, contribui para agravar o valor da conta de luz. E, assim como acontece com os aparelhos de ar-condicionado, o ventilador ligado a noite toda tem um alto custo.
Apesar dos efeitos negativos, você pode tomar algumas medidas se quiser usar o ventilador à noite por mais tempo. Desta forma, obterá apenas os seus benefícios. São as seguintes:
Usar um ventilador é uma boa maneira de dormir melhor nos dias quentes, mas também existem outros truques muito interessantes e eficazes que você deve considerar, como os seguintes: