De acordo com a mais recente pesquisa do Gartner, consultoria de tecnologia especializada em pesquisa e aconselhamento para empresas, as vendas globais de smartphones para usuários finais caíram 6,8% no terceiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período em 2020. A escassez de componentes interrompeu os cronogramas de produção, levando a estoques mais baixos e atrasos na disponibilidade de produtos, o que acabou impactando vendas para usuários finais.
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A consultoria explica que houve uma forte demanda do consumidor, mas as vendas de smartphones diminuíram devido ao atraso no lançamento de produtos, cronograma de entrega mais longo e estoque insuficiente nas lojas. As restrições de oferta impactaram a programação de produção de smartphones básicos e utilitários muito mais do que smartphones premium.
Todos os problemas logísticos foram causados pela falta de componentes, que atrasou a produção e impactou as vendas globais de smartphones. Isso interrompeu o equilíbrio entre oferta e demanda e os usuários finais acabaram tendo que lidar com escolhas limitadas nas lojas. As vendas de smartphones premium continuaram a crescer, embora as vendas gerais de smartphones tenham diminuído no trimestre.
A principal causa para a falta de smartphones é a escassez de componentes semicondutores, como chips de radiofrequência e circuitos integrados de gerenciamento de energia. A falta deles começou com a covid-19, que diminuiu a produção de semicondutores, mas ela se mantém hoje por diferentes motivos.
Um deles é a alta demanda por semicondutores. Praticamente todos os produtos eletrônicos contam com algum chip internamente. A indústria de automóveis, por exemplo, deve perder US$ 20 bilhões em 2021 por não ser capaz de produzir carros.
Outro motivo foi a falta de água – insumo muito necessário para a produção de chips – na fábrica de uma das principais fornecedoras do setor, a (Taiwan Semiconductor Manufacturing Corp). Segundo a Você S/A, um incêndio em uma fábrica de semicondutores no Japão também afetou a entrega de semicondutores.
A Apple recuperou a segunda posição no ranking de vendas globais de smartphones para usuários finais e a Xiaomi voltou para a terceira posição no terceiro trimestre de 2021. A Samsung manteve a liderança geral nas vendas de smartphones, embora sua participação de mercado tenha caído 1,9% na comparação ano a ano. Mesmo com o declínio geral, a Samsung experimentou um crescimento de seus smartphones premium, liderado pela forte demanda por smartphones dobráveis. Os fornecedores de smartphones chineses Xiaomi, Vivo e OPPO aumentaram sua participação de mercado em 1%, 2,4% e 1,7%, respectivamente, ano a ano.
Ranking global de vendas de smartphones para usuários finais por fabricantes no segundo trimestre de 2021 (em milhões de unidades) | ||||
Fabricante | Unidades no 3T21 | Participação de Mercado 3T21 (%) | Unidades no 3T20 | Participação de Mercado 3T20 (%) |
Samsung | 69,0 | 20,2 | 80,8 | 22,1 |
Apple | 48,4 | 14,2 | 40,5 | 11,1 |
Xiaomi | 44,4 | 13,0 | 44,4 | 12,1 |
Vivo | 36,0 | 10,5 | 29,7 | 8,1 |
OPPO | 33,6 | 9,8 | 29,8 | 8,1 |
Outros | 110,7 | 32,3 | 140,8 | 38,4 |
Total | 342,3 | 100 | 366,2 | 100 |
Devido a arredondamentos, alguns números podem não somar aos totais apresentados. Fonte: Gartner, novembro de 2021. |
A Apple manteve uma forte demanda por iPhones, gerada principalmente em função da atualização de recursos. Neste cenário, o novo sensor biônico A15, o aprimoramento da vida útil da bateria e a otimização do sensor da câmera para fotografia aprimorada são os principais recursos que impulsionaram as atualizações e a procura pelo iPhone. A Apple continua a renovar seu canal on-line e posicionar programas de troca para acelerar a demanda por seus iPhones 5G.
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Já a forte estratégia liderada por canais de vendas digitais da Xiaomi, para a expansão de mercado na Europa e no Oriente Médio, e a parceria com fornecedores de serviços de comunicação (CSPs) nessas regiões ajudaram a empresa a aumentar sua participação no mercado global de smartphones no terceiro trimestre de 2021.
A fabricante Vivo registrou o maior crescimento ano a ano (20,9%) entre os cinco maiores fornecedores globais de smartphones no terceiro trimestre de 2021. A empresa lançou 13 novos smartphones no trimestre para tentar ganhar vantagem ao entrar em novos mercados, incluindo Europa e o Oriente Médio, junto com a adição de novos varejistas off-line e lojas de experiência à sua estratégia.