Se você é beneficiário do programa Auxílio Brasil, deve estar se perguntando quem recebe hoje, 20/09. Essa é uma dúvida recorrente dos beneficiários. Mas saiba que o calendário muda a cada mês. A divulgação é feita pelo Ministério da Cidadania que determina a data em que cada um receberá sua parcela.
Os pagamentos seguem o número do NIS sendo distribuídos durante o mês de setembro. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, além de ficar por dentro dos pagamentos deste mês, não deixe de ler até o final. Assim, confira todas as informações.
Criado pela atual gestão, o Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda do Governo Federal.
A sua criação tem o intuito de diminuir os impactos da situação de calamidade pública que se instalou no país no início de 2020.
Aliás, essa situação causou uma crise financeira sem precedentes no país. Consequentemente, levou muitas pessoas a entrar na faixa de pobreza e extrema pobreza.
E foi justamente pensando nessa população que o Governo Federal se propôs a pagar parcelas de 400 reais mensais para quem se enquadrasse nos requisitos do Ministério da Cidadania.
No entanto, depois do agravamento da crise, a gestão por meio da PEC das Bondades, em medida emergencial, subiu o Auxílio Brasil para 600 reais que será pago até dezembro deste ano.
Como mencionamos acima, o programa de transferência de renda do Governo Federal pretende atingir as famílias em situação de vulnerabilidade social e financeira do país.
Por esse motivo, um dos principais critérios para entrar na lista de beneficiários, é a renda mensal per capita declarada.
As parcelas de 600 reais que serão pagas até o fim de 2022 é destinada a famílias em extrema pobreza. Ou seja, com renda mensal per capita de até 105 reais. As famílias com renda entre 106 e 210 reais mensais per capita também podem receber o benefício, pois são consideradas em situação de pobreza.
Além disso, o cadastro da família no CADúnico para programas sociais do Governo Federal também é uma exigência. Contudo, só estar cadastrado no banco de dados não é o suficiente. Pois, os dados precisam ser atualizados a pelo menos 2 anos.
Essa exigência existe por conta do Ministério da Cidadania, que utiliza o Cadastro Único como fonte de informações a respeito de cada cidadão.
O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em setembro já foi divulgado. Assim como aconteceu em outros meses, os pagamentos seguem o número final no Número de Inscrição Social do cidadão.
Os pagamentos começaram no dia 19 de setembro para os beneficiários com final do NIS 1.
Dessa forma, espera-se que no dia 20/09 todos os cidadãos que possuem o final do NIS 2 recebam suas parcelas.
Aliás, para saber o número do NIS basta ver na primeira página da carteira de trabalho, no Cartão Cidadão ou no Cartão Auxílio Brasil.
Como vimos acima, os pagamentos do Auxílio Brasil seguem o número final do NIS. Ou seja, a cada data, um novo grupo de beneficiários tem sua parcela creditada.
Para setembro de 2022, o calendário foi estipulado da seguinte forma:
Quando chegar a data do crédito de sua parcela do Auxílio Brasil, você poderá movimentá-la através do Caixa Tem. Logo, uma etapa que pode ser muito mais fácil do que ir até uma agência da Caixa.
Após baixar o aplicativo, e cadastrar uma senha, você já poderá conferir o saldo, fazer pix, pagar boletos ou transferir o dinheiro.
Você também pode fazer o saque com o Cartão Auxilio Brasil, em um terminal de autoatendimento da Caixa. Mas, se preferir, pode fazer de forma presencial, em uma agência. Para isso, basta levar um documento oficial com foto.
Sendo assim, fique de olho no calendário de pagamento e veja quem recebe o Auxílio Brasil hoje, dia 20/09. Além disso, não perca os próximos dias e sempre confira o final do seu NIS para não perder o pagamento.