Os dados indicam que o Brasil é o 5º país do mundo em população, mas não está entre os cinco maiores consumidores mundiais de medicamentos. Assim, se torna um bom investimento abrir uma farmácia. Por isso que hoje, nós vamos indicar por que investir no ramo de farmácias.
A estimativa é de que, a cada 10 anos, 20 milhões de brasileiros passam a fazer parte do mercado consumidor de medicamentos. Este número se justifica pela grande preocupação das pessoas em aumentar a qualidade de vida, o bem-estar e a manutenção da saúde.
Entre as causas da alta demanda de medicamentos no Brasil estão:
Sabe-se também que a procura por medicamentos se justifica pela variedade de medicamentos e de preços, tendo em vista a existência dos remédios genéricos e de vários laboratórios que causam a concorrência dos preços.
A grande vilã da lucratividade das farmácias é a concorrência que está cada vez maior. Assim, são muitas redes de farmácia investindo em cidades que não precisam da existência de tantas empresas do ramo.
Para driblar a concorrência e manter a sua farmácia em alta é preciso:
Na sequência apresentaremos algumas razões para investir no ramo de farmácias.
Acredita-se que essa é a principal vantagem de abrir uma farmácia: o negócio não é afetado pelas crises econômicas brasileiras, se mantendo sólido e com poucos impactos em seu funcionamento.
Em três anos, houve um aumento significativo de compra de medicamentos, fosse para cuidar da saúde ou para aumentar a imunidade. Além disso, houve a venda de produtos que antes não eram tão importantes como: máscaras, luvas, álcool em gel e medicamentos. Neste momento, o segmento cresceu 12%.
Comprar uma farmácia realiza o sonho de todo empreendedor: a independência financeira. Você pode administrar o seu próprio negócio e, com dedicação, obter grande lucratividade.
Este grande lucro possibilita o investimento em expansão e abertura de outras farmácias em breve.
Entre as principais possibilidades de investimento, tem-se o modelo associativista, onde é possível investir em estratégias antes não pensadas como marketing, estratégias de vendas, atendimento ao cliente, entre tantas outras opções.
Para expandir as farmácias, é possível adequar a empresa ao formato de franquias e, assim, obter grande lucratividade e expansão da marca.
As farmácias podem oferecer uma grande variedade de produtos para além da venda de medicamentos.
Se for o modelo de farmácia popular, é possível verificar uma grande opção de produtos oferecidos em gôndolas ou “cestos”, onde o cliente escolhe os de sua preferência. Além disso, pode oferecer o serviço de check-out, ou seja, o cliente passa o código de barras no leitor e realiza o pagamento utilizando pix, cartão de débito ou crédito.
As farmácias podem ser populares ou convencionais, mas há possibilidade de se adequar aos objetivos do empreendedor. Dessa forma, é preciso entender as diferenças entre as duas e planejar de forma adequada.
As farmácias populares possuem a estratégia de vender com preços reduzidos e, assim, focam nos medicamentos genéricos e na redução do tempo de abertura da farmácia, o que reduz os custos operacionais da farmácia. Sendo assim, as compras são finalizadas por uma atendente diretamente no caixa.
Os modelos convencionais, procuram sempre ter uma ampla variedade de remédios, produtos de higiene e beleza. Pela maior variedade de oferta de produtos, conseguem atender uma população muito maior, o que permite um atendimento muito mais personalizado.
Por fim, essas são algumas razões para você investir no ramo de farmácia! Aproveite a oportunidade e faça um bom investimento!
Um empreendimento no ramo de saúde é fundamental para que toda a comunidade próxima fique segura. Assim, o público sente que tem onde ir se precisar de remédios ou cosméticos!