Você está interessado em trabalhar na Câmara dos Deputados, um dos órgãos mais importantes do Poder Legislativo federal? Então, você precisa ficar atento ao edital Câmara dos Deputados 2023, que publicaram no dia 23 de agosto de 2023. Neste artigo, mostraremos os principais detalhes do edital Câmara dos Deputados 2023, como os cargos e vagas disponíveis, os requisitos e atribuições, as inscrições e taxas, as provas e conteúdos, e as dicas para se preparar para esse concurso. Acompanhe!
O edital Câmara dos Deputados 2023 oferece 749 vagas para cargos de Analista Legislativo, sendo 140 para provimento imediato e 609 para formação de cadastro de reserva. Os cargos estão em quatro editais, conforme a área de atuação:
Os candidatos que passarem no concurso serão lotados exclusivamente em Brasília/DF. Além disso, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais para todos os cargos.
Para concorrer aos cargos de Analista Legislativo do edital Câmara dos Deputados 2023, é necessário ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior na área específica do cargo que deseja, com reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC).
Alguns cargos também exigem registro profissional no órgão competente. Dessa forma, confira as atribuições dos cargos são as seguintes:
As inscrições para o edital Câmara dos Deputados 2023 estarão abertas entre os dias 28 de agosto e 4 de outubro de 2023. Portanto, para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e preencher o formulário online. As taxas de inscrição são as seguintes:
Ademais, os candidatos que se enquadrarem nos critérios de isenção da taxa devem solicitá-la entre os dias 28 e 30 de agosto de 2023, também pelo site da banca. Sendo assim, os critérios de isenção são:
O edital Câmara dos Deputados 2023 será composto por duas etapas: provas objetivas e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Dessa forma, as provas serão aplicadas no dia 3 de dezembro de 2023, em todas as capitais do país.
A prova objetiva terá a duração de quatro horas e será composta por 50 questões de múltipla escolha, distribuídas pelas seguintes disciplinas:
Ademais, a prova discursiva terá a duração de três horas e consistirá na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema relacionado aos conhecimentos específicos do cargo pretendido. A prova discursiva valerá 100 pontos.
Para ser aprovado nas provas, o candidato deve obter no mínimo 50% do total dos pontos e não zerar nenhuma disciplina. Dessa forma, a prova objetiva valerá 100 pontos, sendo que cada questão valerá dois pontos.
Os conteúdos cobrados nas provas estão descritos nos anexos II dos editais.
Estudar para este concurso, criará um grande diferencial em sua vida. Por isso, leia com atenção este artigo, e busque os editais para ver em qual deles você se enquadra.