Pretende concorrer a uma vaga para o concurso TJ ES, mas ainda não sabe o que está por vir? Então, não deixe de nos acompanhar até o final, para ficar por dentro de tudo.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo anunciou recentemente que a banca organizadora do próximo processo seletivo será a Cebraspe (antigo Cespe UnB).
No entanto, a espera agora é formalizar a escolha da banca por meio da assinatura do contrato. Desse modo, a expectativa é que o processo ocorra de forma ágil para que o edital possa sair ainda esse ano.
Por isso, continue com a gente. Pois, daremos mais informações para você sobre o concurso TJ ES, e o que ele reserva para os candidatos.
Segundo o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, é muito importante a realização de um novo concurso. Afinal, o último processo seletivo aconteceu há 10 anos desde a sua abertura.
Portanto, confira algumas informações deste último concurso. A prova que foi feita em 2010, teve a oferta de 455 vagas para Analistas Judiciários de Nível Médio e Superior. Além disso, as provas também foram organizadas pela Cebraspe.
Enquanto, para 2023, a previsão de acordo com Fabio Clem de Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça e desembargador, é que não será possível chamar o quantitativo ideal para repor toda a carência. No entanto, ele informou a intenção de formar o cadastro reserva de candidatos aprovados, para um melhor aproveitamento futuro.
Ainda de acordo com informações cedidas pelo desembargador Fabio Clem, o órgão tem autorização para realizar dois novos concursos TJ ES para o ano que vem.
Então, a previsão é que as vagas disponíveis serão para o cargo de servidores e para a carreira de Juiz Substituto, levando em conta que este último já possui comissão formada.
A ideia inicial é preencher cerca de 170 vagas para servidores e 20 para magistratura. Aliás, a expectativa é abrir oportunidades para os níveis Médio e Superior
Além disso, a intenção é publicar o edital para o concurso do Tribunal de Justiça do Espírito Santo ainda esse ano. Porém, a data ainda não foi divulgada.
Vale ressaltar que a quantidade de vagas para o concurso TJ ES ainda não foi divulgada. Mas, de acordo com dados oficiais do Tribunal da Justiça, serão 3.682 cargos vagos distribuídos entre a carreira de Técnico e Analista.
Especificando, a quantidade de vagas contam com 88 para Analista Judiciário Especial. E para Analista Judiciário terá a disponibilidade de 3.188 vagas. Por último, para Técnico Judiciário, serão 406.
A remuneração esperada para o concurso, segundo o portal da transparência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, é a seguinte:
Além dos salários bem atrativos, os servidores ainda contarão com acesso à progressão salarial com o tempo de trabalho.
Logo, por esses e outros motivos é que você não pode ficar de fora dessa grande oportunidade de garantir o emprego dos sonhos. E assim, dar um salto na sua carreira profissional.
Como base no último edital do concurso do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, as etapas das provas foram compostas da seguinte forma:
Já os conhecimentos básicos se constituem de: Língua Portuguesa e atualidades para todos os cargos. Também incluem Noções de Informática e Raciocínio Lógico somente para algumas ocupações. Enquanto, os conhecimentos específicos atuam conforme a área de atuação.
A prova prática de digitação foi somente para Analista Judiciário, Área Judiciária e Especialidade-Direito. Aliás, essa modalidade teve duração de dez minutos e foi constituída de digitação de um texto escolhido pela atual Cebraspe.
Nesse caso o candidato tinha que estar apto a digitar em qualquer teclado, já que a prova foi realizada em um computador compatível com IBM/PC.
Dessa forma, agora que sabe dessas informações, é possível o candidato já ir se preparando para realizar as avaliações em 2023.
Agora que você já está por dentro de tudo o que está por vir no Concurso Público TJ ES é só investir nos estudos e aguardar a publicação do edital.