A Procuradoria Geral do Estado de Roraima lançou um edital referente a abertura de vagas para ingresso em sua instituição. Neste documento, publicado no Diário Oficial da União, constam várias informações relevantes. Incluindo o que cai na prova do concurso PGE RR para procurador.
Inicialmente, no começo do ano passado, uma banca foi definida, mas teve o seu contrato interrompido em julho, o que acabou atrasando o andamento. Atualmente, quem está na comissão organizadora é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Antes de tudo, é importante entender a estrutura básica do processo seletivo. A propósito, o qual conta com mais etapas além do teste teórico, seja o objetivo ou o discursivo, ambos de caráter classificatório e eliminatório.
Além desse momento da prova do concurso PGE RR para procurador, existem mais duas fases de caráter eliminatório. Sendo, a efetivação definitiva da inscrição e a prova de títulos.
Esta, por sua vez, exige que o pré-selecionado apresente a documentação referente a sua formação para que seja concedida uma pontuação adicional.
Nesse cenário, então, inúmeros temas são cobrados no dia da avaliação teórica, considerando tanto Conhecimentos Gerais quanto Conhecimentos Específicos. Aliás, ambos com pesos semelhantes na atribuição final da nota.
Com isso, já é de saber público os seguintes conteúdos: Direito Constitucional e Direito Administrativo, com 15 questões cada; Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Financeiro, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, com 10 perguntas.
Além disso, outro requisito obrigatório que o candidato deve ter, é o aprendizado sobre Direito Comercial e Direito Previdenciário, com 05 questões cada. Com isso, essa etapa totaliza 100 enunciados para serem resolvidos.
Nesta segunda fase da prova do concurso PGE RR para procurador, geralmente é aplicado um teste com 2 questões abertas, para que o candidato responda de maneira coerente e lógica. Ainda, é pedido um parecer, o qual versa sobre algum caso prático previamente elaborado.
Aqui, os conteúdos poderão ser de quaisquer temas da primeira avaliação teórica. Por isso, é importante que o candidato refaça as provas dos anos anteriores para que fique mais familiarizado com os assuntos mais frequentes.
Além de conseguir a classificação nessas duas etapas, o participante deverá atender a alguns critérios. Primeiramente, é preciso ter posse de um diploma de Bacharel em Direito, com formação em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
Para mais, é necessário que o mesmo possua um Registro Oficial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Neste contexto, depois de entender mais sobre a prova do concurso PGE RR para procurador, é interessante ficar por dentro das funções que esse profissional deve executar. Via de regra, os ocupantes deste cargo têm a responsabilidade de representar judicialmente o Estado do Brasil para o qual o mesmo dedica o seu trabalho.
Além do mais, é seu dever realizar a orientação aos seus respectivos Governadores e os Secretários Estaduais quando surgirem demandas que se relacionam diretamente com a Procuradoria Geral.
Dentre outras atribuições, o procurador também elabora as normas relativas a tal órgão do Estado, zela pelo interesse público e executa atos administrativos, fiscalizando a sua legalidade.
O período de inscrições ainda não começou, mas está previsto para iniciar em breve. Segundo o edital, o período será do dia 12 de abril, às 10 horas, até o dia 03 de maio, às 18 horas.
Dessa vez, a taxa será de 170 reais, sendo passível de isenção para alguns grupos populacionais que estão amparados pela Lei, como candidatos com baixa renda.
Por fim, uma das vantagens que instiga muitos profissionais formados tentarem se classificar na prova do concurso PGE RR para procurador é a sua excelente remuneração.
De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial da União, o salário inicial para o cargo é de, aproximadamente, 33.750 reais. Aliás, isso já contando com benefícios concedidos pela Procuradoria Geral do Estado de Roraima.
Depois, com o seguimento da carreira e as promoções inerentes a ela, esse valor vai aumentando proporcional o novo posto dentro do órgão público.
Agora que sabe as principais informações sobre o concurso, é momento de iniciar a rotina de estudos e assim, obter a aprovação.